Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

‘Cruzeirinho’ ajuda estudantes a aprender

Durante as aulas, os estudantes colocaram em prática os aprendizados ao escrever uma carta do leitor

21 de Novembro de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Alunos do Dom Aguirre estudam gêneros textuais.
Alunos do Dom Aguirre estudam gêneros textuais. (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Já imaginou abrir a apostila da escola e encontrar recortes das páginas do Cruzeirinho para ilustrar as atividades? Foi o que aconteceu com o estudante Enrique Alexandre Santos Fogaça, de 11 anos, matriculado no 6º ano do Ensino Fundamental no Colégio Dom Aguirre. Enquanto estudava o gênero textual carta do leitor, o menino se deparou com cartas enviadas para o Cruzeirinho e para o jornal Cruzeiro do Sul, que serviam para exemplificar a modalidade de escrita. Bacana, né?

Enrique Fogaça achou nosso jornalzinho na apostila. - ARQUIVO PESSOAL
Enrique Fogaça achou nosso jornalzinho na apostila. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Quando Enrique leu o enunciado da atividade e identificou que a ilustração era do jornal, correu contar para o pai, Aldo Fogaça, que é editor do jornal Cruzeiro do Sul. “Eu vi na sala de aula e falei para os meus amigos que conhecia o jornal. Falei que meu pai trabalhava lá. Essa experiência foi bem legal. Antes, não sabia que dava para enviar cartas para os veículos de comunicação. Agora, aprendi que a gente pode mandar uma carta do leitor”, destaca.

A professora de Enrique, Ana Paula Calixto Campos, que ministra a disciplina de língua portuguesa, conta que todos os alunos ficaram impressionados ao encontrar as páginas do jornal da cidade na apostila. Durante as aulas, os estudantes colocaram em prática os aprendizados ao escrever uma carta do leitor. “Eles gostaram bastante de simular a escrita da cartinha. É uma forma de estimular os alunos a exercer a cidadania, despertando o senso crítico”. E você, também aprende com o Cruzeirinho?

Galeria

Confira a galeria de fotos