Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Coruja-buraqueira

21 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Simpática e sempre alerta, vive no chão ou em poleiros baixos, perto do buraco que faz de toca.
Simpática e sempre alerta, vive no chão ou em poleiros baixos, perto do buraco que faz de toca. (Crédito: ALEXANDRE FRANCHIN / COAVES)

Nome popular: Coruja-buraqueira ou buraqueira
Nome científico: Athene cunicularia (Molina, 1782)

Ela é o xodó da garotada! Simpática e sempre alerta, vive no chão ou em poleiros baixos, geralmente próxima ao buraco que utiliza como toca (abrigo) e como ninho. É discreta e pode se camuflar quando está pousada no chão. Sim, estamos falando da coruja-buraqueira!

Veja que ela possui uma coloração amarronzada ou avermelhada, que permite que se confunda com a terra ao redor da toca. É pequena, se comparada a outras corujas. A fêmea pode atingir 25 centímetros de altura e o macho, quase 29 centímetros. Os olhos são amarelos e a sobrancelha é branca (que pode ficar marrom quando suja de terra), que fica parecendo que elas são sisudas, com cara de bravas! A garganta é branca e as pernas, às vezes, são cobertas por penas como ocorre em outras corujas.

Pode viver em campos, cerrados, pastos, restingas, praias, mas também são encontradas em pastagens de fazendas e em cidades, nos aeroportos, terrenos baldios, praças e parques, geralmente em lugares acidentados, como barrancos e morros. É uma coruja terrícola, ou seja, quase sempre está no chão ou próxima a ele e tem hábitos diurnos e noturnos, mas gosta mesmo é do crepúsculo (período do entardecer), quando faz uso de sua ótima audição para caçar.

Alimenta-se predominantemente de insetos, como besouros, grilos e gafanhotos, mas podem consumir roedores, cuícas, pequenos morcegos, pererecas e lagartinhos.

A coruja-buraqueira consegue girar a cabeça até 270 graus, quase uma volta completa, e como elas giram muito rápido de um lado para o outro fica parecendo realmente que faz o giro completo. Pode cavar seu próprio buraco, utilizando os pés e o bico, fazendo com que fique toda suja quando está construindo sua toca. Apesar de conseguir fazer sua própria toca, prefere utilizar buracos abandonados por outros animais, principalmente de tatus. Essas tocas possuem em torno de 1,5 a 3 metros de profundidade e de 30 a 90 centímetros de largura.

Tem o hábito de ficar sobre uma perna só, diferente de outras corujas. É comum observá-la pousada em pau-de-cerca ou muros, sempre alerta, protegendo seu território e, ao menor perigo, emite um piado de alarme! Acredite se quiser, ela pode até mesmo investir em nossas cabeças ou em nossos cachorros quando passamos por perto, para defender sua toca! Talvez você até já tenha passado por isso ou presenciado ela dando voos rasantes em nossos bichinhos.

A coruja-buraqueira reproduz entre março e abril e somente a fêmea choca os ovos, enquanto o macho providencia a alimentação e a proteção para os futuros filhotes. Enquanto ainda estão no ninho, todo o cuidado é tarefa do pai (macho). Põe entre seis e 11 ovos. Os filhotes nascem após 30 dias e saem da toca por volta de 45 dias de vida.

Faça sua parte

As corujas-buraqueiras podem ser importantes aliadas no controle de insetos e roedores em ambientes urbanos. Por isso, não destrua tocas e abrigos. Vamos conservar as nossas queridas amiguinhas por perto para manter a nossa cidade livre de pragas.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)