Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Coral: uma cobra tricolor

21 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O padrão coralino dificulta os acidentes de humanos com a espécie pela dificuldade de camuflagem.
O padrão coralino dificulta os acidentes de humanos com a espécie pela dificuldade de camuflagem. (Crédito: DIVULGAÇÃO / WIKIPÉDIA)

A coral-verdadeira (Micrurus altirostris) é uma serpente típica da América do Sul. Ocorre no Sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Vive em áreas abertas e áreas de mata, com hábitos de vida diurnos e fossoriais (debaixo do solo). Tem porte mediano, com corpo bastante delgado e cauda curta. Alimenta-se de cobras-cegas, outras serpentes e lagartos. Coloca de um a sete ovos por vez.

Algumas cobras não peçonhentas se passam por essa espécie, como é o caso da coral-falsa, e a aparência de ambas são praticamente indistinguíveis. Por isso é importante o reconhecimento das espécies através de um especialista, de forma a evitar acidentes -- já que a coral-verdadeira é uma das espécies de serpentes mais venenosas do Brasil.

Uma curiosidade é que a cobra coral é o mascote do Santa Cruz FC, tradicional clube de futebol de Recife, em Pernambuco. A escolha foi feita devido a semelhança das cores do clube com as cores das listras do animal: vermelho, preto e branco. (Da Redação)