Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Ferreirinho-relógio

14 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Seu canto lembra o som do ponteiro de um relógio antigo -- daí a origem do nome.
Seu canto lembra o som do ponteiro de um relógio antigo -- daí a origem do nome. (Crédito: JOÃO VICTOR PENA / COAVES)

Nome popular: Ferreirinho-relógio
Nome científico: Todirostrum cinereum (Linnaeus, 1766)

Ele é bem pequeno e inquieto! Gosta de ficar pulando de galho em galho atrás de suas presas. Seu canto lembra o som do ponteiro de um relógio antigo e, não é por acaso, que seu nome é ferreirinho-relógio.

Observe a foto! É um passarinho bem pequeno, com cerca de dez centímetros de comprimento. Tem o topo da cabeça (coroa) cinza e uma pequena marca amarela entre o bico e os olhos, região chamada de loro. Sua íris é amarela. O peito e a barriga possuem um amarelo forte e as costas e as asas são da cor cinza escuro. Tem o bico longo e chato.

Pode ser encontrado em matas secas, borda de matas e áreas antrópicas, inclusive em cidades. Constrói o ninho pendurado na ponta de galho fino, feito de restos de folhas, galhos finos e secos e painas. A reprodução da espécie ocorre de julho a novembro. Põe, geralmente, de dois a três ovos e os filhotes são cuidados pelo casal.

Observe seu bico! O que ele come na natureza? Alimenta-se de pequenas moscas e borboletas, entre outros artrópodes.

Faça sua parte

Por se alimentar de mosquitos, o ferreirinho-relógio pode fazer o controle desses animais na cidade. Vamos manter nossas áreas verdes e plantar mais árvores para que essa ave nos ajude a fazer o controle de insetos que podem se tornar pragas em nosso município.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)