Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Porco-do-mato vive apenas nas Américas

14 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
No Brasil, ele é mais comum nos territórios de caatinga.
No Brasil, ele é mais comum nos territórios de caatinga. (Crédito: DIVULGAÇÃO / WIKIPÉDIA)

O cateto (Tayassu tajacu), também chamado de porco-do-mato ou caititu, é um mamífero exclusivo das Américas. Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, sendo comum na caatinga brasileira.

Usa como habitação natural as moitas, fendas de troncos de árvores ou grutas sem umidade, sendo que procura se afastar o mínimo possível dessas moradias, adotando uma vida sedentária. Os bandos são formados por 5 a 15 animais, sendo que a agressividade aparece quando um membro é perseguido ou ferido. Esses bandos deslocam-se pelas adjacências quando precisam de mais alimentos. Os sexos andam misturados e não há determinação de quem é o chefe. Existe ainda em todos os catetos uma glândula característica próxima à cauda, que segrega uma substância oleaginosa, cujo odor tem um papel fundamental no reconhecimento individual e de território. Para tanto, um animal esfrega o focinho na glândula do outro.

Alimenta-se de raízes, bulbos, fungos, frutos, sementes, ovos de aves e de tartarugas, cadáveres, cobras, rãs, peixe e insetos, mas sua dieta é predominantemente vegetariana. (Da Redação)