Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

De lagartas a borboletas, uma aula sobre metamorfose

Crianças do Politécnico aprenderam o ciclo da vida de um dos mais charmosos insetos da natureza

07 de Novembro de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Livro
Livro "A primavera da lagarta", de Ruth Rocha, foi ponto de partida para atividade sobre a primavera. (Crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (3/11/2021))

Quem não gosta de ver borboletas voando pela natureza? Belas, charmosas, delicadas e coloridas, elas deixam qualquer paisagem ainda mais bonita. Mas antes de abrir as asas e sair voando por aí, elas já foram ovos, lagartas e viveram em um casulo. Só depois de todo esse processo que as borboletas voam entre as flores para se alimentar, principalmente do néctar, e se reproduzir. Esse ciclo é chamado de metamorfose. Você sabia disso?

Esse ciclo é composto por quatro fases, começando pelo ovo, passando para a fase da lagarta e do casulo, até se transformar em borboleta. Foi o que os alunos da educação infantil do Colégio Politécnico aprenderam em sala de aula ao trabalhar o tema primavera. Nos últimos dias, as duas unidades do colégio contaram com várias atividades sobre o assunto, incluindo contação de histórias, músicas, apresentação de vídeos, pintura, desenho, pesquisas de campo e a leitura dos livros “A primavera da lagarta”, de Ruth Rocha, e “Uma lagarta muito comilona”, de Eric Carle.

A parte preferida das crianças foi acompanhar o desenvolvimento da lagarta. Os pequenos percorreram os espaços externos da escola para encontrar lagartas, que foram recolhidas e colocadas em casinhas feitas de garrafa pet. Durante vários dias, as crianças alimentaram as lagartas e ficaram de olho para ver de perto a metamorfose da borboleta. Os pequenos ficaram encantados quando as lagartas fizeram os casulos.

Lara Teodoro Campos. - JÉSSICA NASCIMENTO (3/11/2021)
Lara Teodoro Campos. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (3/11/2021))

Mas a parte mais esperada foi soltura das borboletas na natureza. E isso foi bem rapidinho, contam as crianças ao dizer que as borboletas saíram voando assim que as casinhas foram abertas. “Foi muito legal. Gostei quando a borboleta foi solta”, conta a Lara Teodoro Campos, de 5 anos, que aprendeu a ler e escrever com as atividades. “O ciclo da borboleta é rápido, leva sete dias para ela sair do casulo”, completa.

Théo Rondelo. - JÉSSICA NASCIMENTO (3/11/2021)
Théo Rondelo. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (3/11/2021))

O Théo Rondelo, de 6 anos, adorou participar das atividades. O menino ficou fascinado ao ver a borboleta voando. “Não deu tempo de ver ela saindo do casulo. A borboleta era laranja e preta”. Théo ainda fez várias pinturas e desenhos para ilustrar a metamorfose. “A minha parte preferida foi fazer o ciclo da borboleta”, diz ao mostrar o desenho, todo colorido e caprichado.

Alicia Maria Oliveira. - JÉSSICA NASCIMENTO (3/11/2021)
Alicia Maria Oliveira. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (3/11/2021))

Já a Alicia Maria Oliveira Vasconcelos, de 4 anos, gostou de fazer todos os exercícios sobre a lagarta. “Foi legal acompanhar todo o processo, foi divertido”, conta. Alicia caprichou nas atividades, com direito a brilho e purpurina nas pinturas. A menina, que explicou cada etapa da metamorfose em seu desenhou, disse que o ciclo da borboleta é bem rápido. “A lagarta fica comendo a folhinha, até ficar bem grande e virar um casulo”.

O Davi Lima, de 5 anos, disse que as atividades foram muito divertidas. “Foi muito fácil. Eu achei legal o casulo e a borboleta. O casulo era amarelo. A borboleta voou e foi embora”, conta ao dizer que deu até comida para a lagarta. “Eu amei essa parte de dar comida pra ela. A lagarta é bonita”. O ciclo de atividades se encerrou com uma mostra bem colorida que retratava a primavera, onde foram expostos todos os trabalhos feitos pelos alunos durante as aulas, como desenhos, pinturas e artesanatos com reciclagem.

Você sabia?

A vida da borboleta é curta após sair do casulo. - ARQUIVO PESSOAL
A vida da borboleta é curta após sair do casulo. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Além de lindas e encantadoras, as borboletas também são muito interessantes. Elas possuem seis patas, três de cada lado, e dois pares de asas. Mas você sabia que elas têm pés degustativos? Sim, isso é verdade verdadeira. E não para por aí. As borboletas são animais curiosos. E se você adora encontrá-las voando por aí, confira essas quatro curiosidades sobre elas.

1 - Elas estão em todos os continentes, só não vivem na Antártida. A diversidade de espécies é gigante. No mundo todo existem aproximadamente 20 mil espécies de borboletas, e cerca de 3.500 delas vivem aqui no Brasil.

2 - As borboletas sentem os sabores pelos pés, usando receptores que ficam na parte de baixo das pernas. Assim, ao pousar em uma flor, eles já experimentam seu néctar. Com isso, elas conseguem saber qual local é seguro pousar, se alimentar e até reproduzir.

3 - A vida da borboleta é curta. Em média, elas vivem entre duas a quatro semanas após sair do casulo. Parece pouco, mas durante esse período elas vivem de forma intensa, pois experimentam flores, se alimentam, copulam, procriam e morrem pacificamente.

4 - As borboletas têm milhares de pequenos olhos, que oferecem uma supervisão. Além das cores que nós normalmente enxergamos, as borboletas também podem ver raios ultravioletas, que são invisíveis para os seres humanos. Incrível, né? (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos