Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Retomada das escolas municipais tem várias atividades bacanas

07 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Teatro de sombras teve encenação na EM Quinzinho de Barros.
Teatro de sombras teve encenação na EM Quinzinho de Barros. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

Na retomada das atividades presenciais, as unidades escolares da rede municipal de ensino de Sorocaba vêm realizando diversas atividades com estudantes que vão de plantio de mudas a teatros musicais. Na EM Professora Ana Cecília Falcato Prado Fontes, no Jardim Renascer, zona norte da cidade, a equipe escolar reuniu familiares e estudantes para uma série de exercícios. Com o projeto intitulado “Sondagem Presencial”, foram promovidos vários momentos de socialização entre os alunos e a equipe docente.

“Promovemos entrada com música, visita do palhaço “Tico Siricutico”, brincadeiras e entrega de presente para as crianças, que foram carinhosamente preparados pelas professoras. Os alunos tiveram momentos de interação e as devolutivas foram as melhores possíveis”, conta o orientador pedagógico Murilo Brizola.

Na zona leste, a EM Quinzinho de Barros, que fica na Vila Hortência, realizou a atividade “Hora da História”. Trata-se de uma releitura da “Ópera Caipira”, da Cia Tempo de Brincar, dos artistas Elaine Buzato e Valter Silva. O trabalho contou com o recurso de teatro de sombras, com uso de um retroprojetor e trechos das músicas da trilha sonora que embala esse enredo, além de um cenário e da participação das personagens interagindo com as crianças.

“O mês de outubro, em nossa escola, é cheio de cores, encanto e amores. O intuito foi promover às crianças a apreciação estética, o resgate da tradição oral, a leitura de histórias e o contato com o recurso do teatro de sombras”, conta a orientadora pedagógica e idealizadora do projeto, Priscila Borges Ribeiro Oliveira.

CEI do Jardim Montreal foi palco de contação de histórias. - DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA
CEI do Jardim Montreal foi palco de contação de histórias. (crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

Também na zona leste, o CEI-66 Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, da Vila Haro, alegrou as crianças com a realização do teatro musical “Os Saltimbancos”. A equipe deu um show de fantasia e magia. Na CEI-62 Monsenhor Antônio Simon Sola, da Parada do Alto, houve plantio de mudas, cultivo de horta, além da realização de um teatro com bonecos em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM).

O Outubro Rosa foi tema de atividades na CEI-62 Antônio Sola e também na CEI-16 Professora Beatriz de Moraes Leite Fogaça, da Vila Carvalho. No Jardim Montreal, zona oeste da cidade, as crianças do CEI-85 Maria Regina Antonioli Godoy ficaram surpresas com o talento da auxiliar de educação Joelma Reis na contação de história “As tranças de Bintou”. Os pequenos interagiram cantando e se divertindo muito.

Na EM João Batista Larizzatti Júnior, no Altos do Ipanema, as crianças participaram do plantio de mais de 30 mudas de árvores na ação realizada em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). Foram plantadas mudas de palmeira, sapucaia, goiabeira, amoreira, aroeira e ipê. “Além de, no futuro, proporcionar sombra e aumentar o contato das crianças com a natureza, a ação teve como objetivo estimular a consciência ambiental de todos os envolvidos”, diz o diretor da unidade, Daniel Merlin.

A EM Professor Milton Santos, no Wanel Ville, preparou uma “Mostra cultural em comemoração às famílias” de 22 a 25 de outubro. Ação teve como objetivo compartilhar as atividades desenvolvidas pelas crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O trabalho contou, ainda, com cordéis, arte em argila e releitura de obras de arte. “Entendemos que esse tema é muito importante para as crianças. É o vínculo com as pessoas que forma esse primeiro núcleo de convivência delas”, conclui a professora Estela Migliorini. (Da Redação com Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos