Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

A bruxa e o Saci estão à solta no mesmo dia

Você sabe porque o Dia do Saci e o Halloween são celebrados no último dia do mês de outubro?

31 de Outubro de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
(Crédito: Reprodução)

Dois personagens e uma coisa em comum: o chapéu. Mas o de um é vermelho e do outro costuma ser preto e assustador. Um deles vive em uma garrafa e pula de uma perna só. O outro tem um caldeirão e usa uma vassoura para se locomover. Um representa o folclore brasileiro. O outro é símbolo de um evento da cultura norte-americana. Já sabem de quem estamos falando? Se você pensou no saci-pererê e na bruxa, acertou. Mais do que o chapéu, os dois têm outra coisa semelhante: a data comemorativa. Isso porque o Dia do Saci e o Dia das Bruxas, ou Halloween, são celebrados no último dia do mês de outubro. Sabia disso?

A professora Quezia Abreu conta que o Halloween tem 3 mil anos. - ACERVO PESSOAL
A professora Quezia Abreu conta que o Halloween tem 3 mil anos. (crédito: ACERVO PESSOAL)

O Dia das Bruxas é uma festa comemorada principalmente nos Estados Unidos, onde crianças capricham nas fantasias para sair de porta em porta pela vizinhança fazendo a pergunta “trick or treat?”, que traduzindo do inglês significa “gostosuras ou travessuras?”. Mas apesar de se popularizar com o cinema, a data é celebrada há mais de 3 mil anos e tem origem Celta. É o que explica a professora de inglês Quezia Abreu Coelho, que é coordenadora pedagógica Teens & Tweens da escola de inglês Happy&Co. “Com o passar do tempo, a festividade teve adaptações e passou a ser comemorada em diversas regiões”, destaca.

Carlos Carvalho Cavalheiro, escritor e historiador: "folclore se cultua". - CORTESIA / ANDRÉ FERREIRA CARVALHO CAVALHEIRO
Carlos Carvalho Cavalheiro, escritor e historiador: "folclore se cultua". (crédito: CORTESIA / ANDRÉ FERREIRA CARVALHO CAVALHEIRO)

Já o Dia do Saci, que não é celebrado na mesma data por coincidência, passou a ser comemorado no dia 31 de outubro como uma forma de preservar o folclore brasileiro. De acordo com o escritor, historiador e pesquisador de cultura popular Carlos Cavalheiro, que publicou o livro “Reabertura do Inquérito do Saci”, em 2017, a data teve origem de um movimento de intelectuais e de apaixonados pelos mitos e lendas do Brasil. “Em 2003 lançaram essa data como um contraponto à invasão do Halloween nas escolas e em algumas comunidades”, destaca. Em Sorocaba, houve até uma tentativa de se criar o Dia Municipal do Saci, mas a proposta foi vetada pelo Executivo.

Não há mal algum em aprender sobre os mitos e culturas de outros povos, porém Cavalheiro destaca ser essencial que as pessoas valorizem os mitos da própria cultura. “Folclore não se preserva, folclore se cultua. A cultura popular não é coisa que se guarde dentro de uma gaveta, de uma caixa ou presa a uma moldura e pendurada na parede. Ela é uma experiência de vida; ela deve ser vivenciada. Somente assim fará sentido para nós”, afirma ao dizer que é importante que as crianças aprendam desde cedo sobre os mitos de seu povo.

Brenda Escudeiro, de 11 anos, juntou os dois em um cartaz da escola. - CORTESIA
Brenda Escudeiro, de 11 anos, juntou os dois em um cartaz da escola. (crédito: CORTESIA)

Mesmo conhecendo diferentes culturas, há quem prefira comemorar o Dia do Saci ou o Dia das Bruxas. Afinal, há público para todos os mitos. A Brenda Heloysa de Santana Escudeiro, de 11 anos, é do time que prefere celebrar o Dia do Saci. Inclusive, ao fazer a atividade da escola sobre o dia 31 de outubro, ela juntou Saci e bruxa no mesmo trabalho. “Eu gosto do saci, porque acho interessante que ele só usa uma perna para andar. Ele é traiçoeiro, é um menino arteiro”, destaca ao dizer que aprende muito sobre o folclore na escola. Brenda, que está no 6º ano do Ensino Fundamental 1, acredita ser importante comemorar a data. “Eu acho que todos deveriam aprender sobre a história do Saci e sobre o folclore. É um conhecimento para a vida toda”, afirma.

Isabella Gerzoschkowitz Flauzino, de 8 anos. - JÉSSICA NASCIMENTO (29/10/2021)
Isabella Gerzoschkowitz Flauzino, de 8 anos. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (29/10/2021))

Já as melhores amigas Isabella Gerzoschkowitz Flauzino, de 8 anos, e Maria Eduarda Marinoni Soares Leite, de 9 anos, que estão no 3º ano do Ensino Fundamental 1 no Colégio Anglo, adoram se vestir a caráter para comemorar o Halloween. As duas capricharam nos trajes para participar das atividades da escola voltadas ao tema. Para Isabella, a melhor parte da data é poder se fantasiar do que quiser. “Nem todo dia a gente pode fazer isso. Eu sempre gostei de comemorar o Halloween, enfeito a casa toda”, conta ao dizer que sempre participa do evento no prédio onde mora. “A gente passa em todos os apartamentos pedindo doces”.

Maria Eduarda Marinoni, de 9 anos. - JÉSSICA NASCIMENTO (29/10/2021)
Maria Eduarda Marinoni, de 9 anos. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (29/10/2021))

A Maria Eduarda também costuma decorar a casa durante a data. “Eu adoro comemorar o Halloween com os meus amigos e minha família”. Até os pais da menina entram no clima e usam fantasias assustadoras no último dia do mês de outubro. A pequena já perdeu até as contas de quantas fantasias já usou no Dia das Bruxas. “Quando era pequena, eu sempre me fantasiava de bruxa. Fui crescendo e mudando as fantasias, já me vesti de zumbi, vampiro, rainha das aranhas e muitas outras. A gente se diverte bastante”. Dia das Bruxas ou Halloween, seja qual for a escolha, nas duas opções a diversão está garantida hoje. Mas, e você, qual time escolhe: bruxa ou saci? (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos