Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Urubu-de-cabeça-preta

31 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Os urubus possuem a visão bastante aguçada, podendo enxergar sua presa a três quilômetros.
Os urubus possuem a visão bastante aguçada, podendo enxergar sua presa a três quilômetros. (Crédito: KAMILA A. DO NASCIMENTO / COAVES)

Nome popular: Urubu-de-cabeça-preta
Nome científico: Coragyps atratus (Bechstein, 1793)

O urubu-de-cabeça-preta é uma das aves mais comuns em qualquer região do Brasil. Possui entre 56 e 76 centímetros de comprimento e cerca de 145 centímetros de envergadura. A principal característica para identificar essa ave, em voo, é o formato mais curto e arredondado das asas, que possuem a ponta um pouco à frente da cabeça e quase no final de cada asa, forma-se uma área mais clara, quase um círculo.

No ambiente natural, alimenta-se de “carniças” de outros animais (principalmente pequenos vertebrados). Nas cidades, busca restos de comida e partes de animais domésticos abatidos.

Assim, devido à alimentação, o urubu-de-cabeça-preta tem duas importantes “profissões” na natureza. Uma delas é de reciclador da natureza, isto é, faz a limpeza nos ambientes transformando a matéria orgânica (carniças de animais mortos) em matéria inorgânica (nutrientes), que pode ser reaproveitada por outros seres vivos. A outra “profissão” é de controlador biológico, pois controla as populações dos animais que se alimenta.

Os urubus possuem a visão bastante aguçada, o que ajuda a detectar um objeto ou sua presa de 30 centímetros de comprimento a 3 mil metros de distância.

Você sabia que a forma diferente de andar bamboleando do urubu deu-lhe o nome de urubu malandro? E que em dias muito quentes, ele pousa nas margens de rios e lagoas para beber água e entra na água rasa para resfriar as pernas, molhando-as completamente?

Já para regular (equilibrar) a sua temperatura, diferente de nós seres humanos que utilizamos ventilador e ar-condicionado, algumas aves da família do urubu (Cathartidae), abrem suas asas e defecam sobre as pernas, utilizando a evaporação das fezes para se resfriarem. Essa estratégia é chamada pelos cientistas de urohidrose.

Põe dois ovos branco-azulados e manchados, com muitos pontos marrons. Constrói o ninho em ocos de árvores mortas ou entre pedras em paredões ou telhado altos.

Faça sua parte

Devido à “profissão” exercida na natureza pelos urubus (animais que ajudam a limpar o ambiente), eles são protegidos por lei. Vamos ajudar a protegê-los, ensinando para as outras pessoas a importância deles para a nossa cidade.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)