Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

‘Receita’ para futuros músicos é estudar bastante e treinar muito

Não existe mágica para aprender a tocar instrumentos: prática e esforço levam à perfeição do som

24 de Outubro de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Juliana Nascimento, de 12 anos: música no piano traz calma.
Juliana Nascimento, de 12 anos: música no piano traz calma. (Crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (19/10/2021))

Ritmo, notas, cifras, melodias, partituras... Todas essas palavras fazem parte do mundo dos músicos. Tocar um instrumento musical não é tão simples como muitos imaginam. Não existe mágica para aprender a transformar movimentos e sopros em sons musicais, o segredo é estudar bastante e treinar muito. E isso também vale para as crianças. A melhor parte é que existe uma variedade de instrumentos, desde os mais conhecidos, como violão, piano e bateria, até os menos populares, como trompa e trompete. Você já tentou tocar algum deles?

Há um ano e meio, a Juliana Nascimento de Deus, de 12 anos, decidiu aprender a tocar piano na Escola de Música de Votorantim. Esse é o segundo instrumento que a menina pratica, já que antes disso ela fez aulas para aprender a tocar violão. Apaixonada por música, a menina diz ficar calma quando toca as notas. “Quando era pequena, eu gostava de escutar músicas quando meus pais colocavam para eu ouvir. Hoje, eu escuto muitas músicas. É uma forma de sentir as coisas, mais do que expressar. É o que sinto quando toco”, conta ao dizer que sua música preferida é Aquarela, canção que ela sabe tocar no piano e no violão.

E para aprender as técnicas, Juliana disse que precisou fazer um tempão de aulas. Para aprender a tocar violão, foram mais de dois anos. Já o piano, conta, precisa de mais muitos anos de curso. “Eu já aprendi bastante coisa, gosto de aprender coisas novas. É legal, mas precisa treinar bastante”. Isso porque, segundo Juliana, as aulas não se resumem apenas a parte prática. Há também a teoria musical, onde é preciso aprender as notas, partituras e toda essa parte teórica. “Eu gosto, você se aprofunda mais”, diz ao destacar que pretende se aperfeiçoar cada vez mais.

Débora Bianchin Tiburcio, de 10 anos, faz do som uma terapia. - JÉSSICA NASCIMENTO (19/10/2021)
Débora Bianchin Tiburcio, de 10 anos, faz do som uma terapia. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (19/10/2021))

A Débora Bianchin Tiburcio, de 10 anos, que também faz aulas de piano, diz que não vive sem música. “Eu faço tudo ouvindo música. E quando não estou ouvindo, estou estudando sobre música. A música é uma terapia pra mim”, reforça. É por isso que uma vez por semana ela vai até a Escola de Música de Votorantim para participar das aulas. “Eu faço o curso há dois anos. Já estou tocando e aprendi algumas músicas. Eu gosto muito do som do piano. Sinto felicidade quando toco, tem vez que até fico rindo tocando”, conta ao dizer que também já fez aulas de coral.

Aplicada, a menina estuda todos os dias em casa para aprimorar as habilidades. “No começo, eu achava muito difícil. Eu ficava fazendo só uma nota e ainda com dúvidas. Hoje é bem mais fácil. Agora tenho muitos compromissos e responsabilidades. A vida ficou um pouco corrida, mas me faz bem”. Com o tempo, Débora adquiriu mais segurança para tocar e, quando aperfeiçoar ainda mais as técnicas, ela pretende participar de apresentações. “Só tenho muita vergonha de errar, mas sinto que já evolui muito”, afirma.

Lucas Pedrosa, de 11 anos, toca trompete. - JÉSSICA NASCIMENTO (19/10/2021)
Lucas Pedrosa, de 11 anos, toca trompete. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (19/10/2021))

Desde bebês, os irmãos gêmeos Lucas e Gabriel Santos Pedrosa, de 11 anos, estão conectados com a música. Isso porque nasceram em uma família de músicos, já que a mãe, o pai e o avô tocam vários instrumentos. Inclusive, foi o avô quem ensinou as primeiras notas para os dois. Hoje, eles fazem aulas de música na Fundec e no Projeto Guri. Lucas toca trompete e Gabriel trompa, dois instrumentos de sopro. Para atingir as notas, os irmãos contam que é preciso ter muito fôlego. E isso eles foram aprendendo com o tempo, afinal, estão há mais de três anos praticando e participando das aulas.

Gabriel Pedrosa, de 11 anos, toca trompa. - JÉSSICA NASCIMENTO (19/10/2021)
Gabriel Pedrosa, de 11 anos, toca trompa. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (19/10/2021))

Hoje, além das aulas, os gêmeos também tocam na igreja. Lucas escolheu tocar trompete para homenagear o tio, que era trompetista da Banda Sinfônica de Sorocaba, e também a mãe. “Quando emito o som, eu lembro do meu tio, que faleceu de câncer em 2017”. Agora, ao tocar o instrumento, ele faz com que a mãe continue ouvindo o som do trompete, que antes era tocado pelo tio. O Gabriel escolheu a trompa, pois esse era o instrumento que pegava do pai para ficar brincando após o ensaio da igreja. “Fui me apaixonando pelo instrumento. Me sinto bem tocando”. E para ser um bom músico, os dois dizem ser preciso praticar bastante.

Mais do que aprender a tocar, o contato com o instrumento proporcionou vários benefícios aos irmãos. No caso de Lucas, foi se tornar mais sociável. “Eu não era muito antes. Agora me comunico melhor e tenho vários amigos”. Já Gabriel diz que ficou mais comprometido e mais forte. “A trompa é um instrumento pesaaado”, enfatiza. Agora, os dois pretendem continuar praticando para se tornarem grandes músicos no futuro. “Quero tocar tão bem quanto o meu tio tocava. Estou indo bem, me disseram que tenho talento e que se eu estudar posso me tornar um dos melhores trompistas”, destaca Gabriel.

Sorocaba e Votorantim oferecem aulas

Um dos locais que disponibiliza aulas de música gratuitamente é a Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec). Para isso é preciso ter a partir de 7 anos de idade, residir em Sorocaba e passar nas audições, como os irmãos Lucas e Gabriel. As vagas são abertas uma vez ao ano. No fim do ano, será divulgado um edital com as datas, cursos e vagas a serem preenchidas. Para obter mais informações, entre em contato com a fundação pelo telefone (15) 3233-2220 ou pelo site fundecsorocaba.com.br.

Votorantim

A Escola de Música de Votorantim Maestro Nilson Lombardi também oferece várias opções de cursos, da iniciação até as etapas mais avançadas. Para estudar na instituição, como a Juliana e a Débora, é preciso participar do processo seletivo, que acontece no início do ano, com inscrição e entrevista com o professor do curso pretendido. Não é necessário ter conhecimento prévio e a idade mínima depende de cada curso. Mais informações pelo telefone/WhatsApp (15) 3243-1191 ou pelo e-mail [email protected]. (Jéssica Nascimento)

  - Divulgação
(crédito: Divulgação)

SCHROEDER - Pequeno gênio musical temperamental da turma do Charlie Brown, Schroeder toca piano desde antes de conseguir andar. Ele também gosta de beisebol e de estar com os amigos, mas nunca fica mais feliz do que quando toca uma peça de Beethoven -- mesmo que as teclas pretas de seu piano estejam apenas pintadas. Se ao menos ele conseguisse fazer com que Lucy o deixe sozinho por tempo suficiente para passar pelo primeiro movimento da sonata!

 

Galeria

Confira a galeria de fotos