Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Jacuguaçu

24 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ele lembra uma galinha bem crescida e seu canto é uma gritaria que pode ser ouvida de longe.
Ele lembra uma galinha bem crescida e seu canto é uma gritaria que pode ser ouvida de longe. (Crédito: ANDRÉ CAMARGO / COAVES)

Nome popular: Jacuguaçu
Nome científico: Penelope obscura (Temminck, 1815)

Será que você já viu esse grandalhão por aí? O jacuguaçu possui um porte que lembra uma galinha bem crescida e seu canto é um estardalhaço, uma gritaria que pode ser ouvida de longe na mata. Ele também é conhecido como jacuaçu. É uma ave de porte médio, que pode chegar a 75 centímetros e pesar um pouco mais de 1 kg.

Observe a foto! Ele possui uma coloração verde-bronze bem escura, as costas pescoço e peito são estriados de branco e suas pernas são anegradas. O macho possui a íris vermelha, ao contrário da fêmea, que tem uma coloração mais acanelada, tanto nas costas e cauda, quanto na barriga.

Pode ser encontrado em matas, capoeiras, matas de galeria e plantações, assim como também em parques. Você já viu um jacuguaçu em algum parque da nossa cidade?

Observe seu bico! Ele se alimenta, principalmente, de frutos, ajudando na dispersão de sementes de espécies de árvores nativas (da nossa região), já que as sementes conseguem sair intactas nas suas fezes.

Já ouviu falar do café do jacu? Pois é, tanto o jacuguaçu, quanto outras espécies de jacus, adoram a semente do café. A produção do pó de café das sementes que eles comem e saem intactas nas suas fezes é um importante produto que pode ser apreciado em cafeterias especializadas.

O casal de jacuguaçu faz um ninho pequeno no alto das árvores, em ramos sobre a água ou ainda em troncos caídos. O macho leva comida para a fêmea, que põe três ovos grandes e brancos. Após 28 dias, nascem os filhotes, que geralmente são entre dois e três indivíduos.

Faça sua parte

O jacuguaçu é um importante jardineiro da natureza (dispersor de sementes), por isso, precisamos manter nossas matas e parques para que eles continuem morando em nossa cidade e possam contribuir com a recuperação de áreas modificadas pela ação humana.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).