Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

O menor macaco do mundo vive na Amazônia

24 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
O sagui-pigmeu mede apenas 15 centímetros de comprimento (exceto outros 15 cm de cauda).
O sagui-pigmeu mede apenas 15 centímetros de comprimento (exceto outros 15 cm de cauda). (Crédito: MIKE PEEL / DIVULGAÇÃO / WIKIPÉDIA)

O sagui-pigmeu (Cebuella pygmaea), também conhecido como sagui-leãozinho, é a menor espécie de símio conhecida, medindo apenas cerca de 15 centímetros de comprimento (excluindo os outros 15 centímetros de cauda) e pesando 130 gramas. De pelagem acastanhada, ser encontrado em diferentes países da América do Sul, como sul da Colômbia, leste do Peru, norte do Equador e da Bolívia. No Brasil, ele habita florestas tropicais no oeste da Amazônia, geralmente em planícies alagadas, estando presentes nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia.

Animais diurnos e arbóreos, se movem silenciosamente dentro da floresta, geralmente próximos aos rios, e se alimentam basicamente de frutas, folhas, seiva de árvores, insetos e aracnídeos. A espécie é considerada monogâmica e os nascimentos ocorrem duas vezes por ano, normalmente de um a três filhotes.

Apesar do sagui-pigmeu estar listado em um status de conservação pouco preocupante, sua população apresenta um declínio contínuo no número de indivíduos em razão das perturbações no ambiente, como a perda e fragmentação de habitats pela ação humana. (Da Redação, com informações da Wikipédia)