Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

Antigo livro novo

24 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Esse é um livro com muitas histórias. Histórias por trás das histórias e histórias para além das histórias. Sua primeira edição data de 1970, um tempo em que livros ilustrados eram impressos com três cores.

Seu autor é Arnold Lobel, um americano nascido em Los Angeles que descobriu seu talento bem cedo, aos 8 anos. Um dia a professora pediu para Arnold contar uma história, nos vinte minutos de aula que dispunha. Ele não só se saiu muito bem com a narrativa, como fez todas as ilustrações que vinham à cabeça na lousa. A professora e os colegas logo viram que o talento dele era notável e incomum. Arnold dizia que as histórias apenas brotavam dele naturalmente. Mais velho, ele buscou estudar ilustração para aprimorar seus desenhos, caiu nas graças de uma editora que se encantou por seus traços e passou a ilustrar livros para leitores iniciantes.

A inspiração para a série de livros Rã e Sapo aconteceu durante as férias de verão em família numa casa no lago Bomoseen. Seus filhos Adam e Adrianne saíram para passear e voltaram para casa com uma rã e dois sapos. Tempos depois, ao se lembrar dessas férias, ele decidiu usar os animais para fabular uma história.

O primeiro livro da série é o que eu trago para vocês hoje: “Rã e Sapo são amigos”. São cinco histórias divertidas que narram as aventuras dos anfíbios. Na primeira, intitulada Primavera, a Rã tenta convencer seu amigo Sapo a sair da cama e aproveitar o dia: “Olha só esse céu azulzinho e brilhante de abril!” Desanimado, o Sapo diz que só sai da cama na chegada da primavera, em um mês. A Rã usando sua esperteza deixa o sapo cochilar mais alguns minutos, arranca as folhas do calendário e aí o acorda novamente anunciando “Sapo! Sapo! Acorda! Estamos em maio!” O truque funciona e os dois saem para ver a primavera.

Esse é um livro que as crianças mais pequenas, de 0 a 3 anos, irão adorar, pela simplicidade que o autor trata do cotidiano atravessado por brincadeiras singelas. Uma publicação da Companhia das Letrinhas.