Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Pica-pau-de-banda-branca

17 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ele é um
Ele é um "primo" do Pica-Pau do desenho e pode ser visto aqui mesmo em Sorocaba. (Crédito: KAMILA A. NASCIMENTO / COAVES)

Nome popular: Pica-pau-de-banda-branca
Nome científico: Dryocopus lineatus (Linnaeus, 1766)

Já assistiu as atrapalhadas aventuras do Pica-Pau em desenho animado? Essa espécie, que inspirou o desenho, foi considerada, recentemente, extinta na natureza. Ela era originária dos EUA e se chamava pica-pau-de-bico-de-marfim (Campephilus principalis).

Mas você sabia que aqui em Sorocaba temos uma espécie de pica-pau, que é primo do personagem do desenho e também tem a cabeça vermelha? Ele se chama pica-pau-de-banda-branca.

Observe a foto! Ele mede cerca de 30 centímetros de comprimento e tem uma faixa branca na lateral do pescoço, que vai do bico até o peito. Possui um topete vermelho, as asas, peito e dorso pretos e o ventre branco e preto.

Existe diferença entre o macho e a fêmea da espécie! O macho apresenta uma faixa próxima ao bico na cor vermelha, enquanto a fêmea possui a região da “testa” preta e não tem a faixa vermelha.

O pica-pau-de-banda-branca vive em áreas abertas e bordas de mata e pode ocorrer em áreas de cerrado, caatinga, mata seca, restinga, mata de galeria e até em cidades.

Observe seu bico! Essa ave se alimenta de artrópodes, como larvas do tronco das árvores, mas pode também comer frutos.

Costuma bater forte e rápido o bico em troncos e produzir um som como se estivesse tocando tambor, por isso o nome desse som emitido pelos pica-paus é denominado de tamborilar. Outro som interessante que ele emite é uma “gargalhada”, semelhante ao do pica-pau do desenho.

Seu ninho é feito em ocos de troncos secos tortos. Põe, em média, de dois a três ovos e tanto a fêmea quanto o macho cuidam dos filhotes. Vive aos pares ou em grupos familiares.

Faça sua parte

Os pica-paus dependem de árvores para construir seus ninhos, por isso devemos plantar mais exemplares arbóreos em nossa cidade e, assim, ajudarmos na sua conservação.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)