Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

Empoderando para a felicidade

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

17 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Todos os dias muitas pessoas são julgadas injustamente pelo seu tom de pele e o nome disso é racismo. Infelizmente esse é um problema longe de acabar, já que é muito difícil mudar o modo como as algumas pessoas enxergam a si mesmas e aos outros. O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão em 1888, há 133 anos, o que pode parecer muito tempo para nós, mas que historicamente é uma conquista muito recente.

O autor desse livro, Dapo Adeola, ficou conhecido por criar gráficos que desafiam os estereótipos de raça e gênero. De origem britânico-nigeriano, ele seguiu seu sonho de viver da arte depois de ouvir de um professor: “Faça o que fizer, não pare de desenhar”

Dapo escreveu “Ei você!” a partir de uma pergunta : “Quando foi a primeira vez que você se sentiu empoderado como uma pessoa negra? Quando foi que acreditou de verdade que poderia viver seus sonhos?” Ao refletir sobre sua resposta, Dapo passou a imaginar o que teria despertado esse sentimento nele. O que ele desejava ter ouvido enquanto criança que o faria ter orgulho de si mesmo desde a infância? Ele imaginou que sera muito bom ver pessoas negras como ele protagonizando histórias, sendo bem sucedidas. Pensou também no quanto teria sido importante, além dessa representatividade, ter bons exemplos de força e confiança. Para completar ele chamou vários ilustradores negros para compor cada página da história (cada um dos 19 artistas é apresentado aos leitores, falando um pouco de sua origem e formação). Há ainda uma página inteira dedicada as grandes personalidades negras do Brasil, onde podemos identificar Elza Soares, Conceição Evaristo, Gilberto Gil e outros, desenhados pela baiana Lhaiza Morena.

O resultado final é um deleite, uma narrativa viva sobre empoderamento, diversidade e respeito que salta aos olhos. Esse é um dos livros que, se eu pudesse, daria de presente para cada criança negra que eu conheço, e para as que eu não conheço também!

“Ei, você!” é editado no Brasil pela Companhia das Letrinhas.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.