Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Corruíra

10 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ela pode ser encontrada em todo o Brasil, em ambientes abertos, beira de matas, fazendas e até nas cidades.
Ela pode ser encontrada em todo o Brasil, em ambientes abertos, beira de matas, fazendas e até nas cidades. (Crédito: KAMILA A. DO NASCIMENTO / COAVES)

Nome popular: Corruíra
Nome científico: Troglodytes musculus (Naumann, 1823)

Hoje vamos tratar sobre um dos passarinhos mais comuns da nossa cidade: o corruíra! Certamente você já o viu pulando de galho em galho nos jardins e quintais ao redor da sua casa!

Observe a foto! Ela é uma ave que mede entre 10 e 12 centímetros e vive cantando e saltitando, erguendo sua cauda quase que em um ângulo de 90 graus. Possui as penas pardas, com a garganta e a barriga em cores claras e as asas e a cauda rajadas de cinza escuro.

A corruíra pode ser encontrada em todo o Brasil, em ambientes abertos, beira de matas, fazendas e até nas cidades.

Observe o bico! O que será que essa espécie come? Ela se alimenta de artrópodes, como pequenos insetos (besouros, cigarrinhas, formigas, lagartas e vespinhas) e pequenas aranhas e, às vezes, até filhotes de lagartixa.

Você sabia que ela é capaz de fazer seu ninho em qualquer buraco? Sim, ela faz ninhos em troncos de árvores ocas, embaixo de telhas de casas ou em ninhos de outras aves. Esses ninhos são constituídos, principalmente, por gravetos entrelaçados e, utilizam como material, folhas, raízes e sementes, além de diversos materiais industrializados, como pregos, metais, papel, plástico e tecido. No local em que são depositados os ovos (câmara), a corruíra faz um revestimento, como um “colchão”, feito com penas de outras aves, pelos, e, até mesmo, cabelo humano.

Põe de três a seis ovos vermelho-claros, salpicados de vermelho-escuro, com manchas cinza-claras. Após cerca de duas semanas, os filhotes nascem e demoram, aproximadamente, 30 dias para saírem do ninho. Os pais se revezam nos cuidados com os filhotes.

Faça sua parte

Por alimentar-se principalmente de insetos, a corruíra pode ser uma grande aliada no controle de pragas. Como ela faz seu ninho em cavidades, podemos ajudá-la a permanecer em nossa cidade, plantando árvores em nossos quintais e jardins.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)