Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Desenhos animados ajudam a contar a história de Sorocaba para crianças

"Sorocaba -- Uma história animada" apresenta curiosidades, histórias, lendas e mitos folclóricos sobre a cidade

03 de Outubro de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Os irmãos Bianca Alves Grillo, de 7 anos, e Alan Alves Grillo, de 5 anos.
Os irmãos Bianca Alves Grillo, de 7 anos, e Alan Alves Grillo, de 5 anos. (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Baltazar Fernandes, tropeiros, mulas... Tudo isso faz parte da história de Sorocaba. Mas você já pensou em aprender um pouco da história da cidade por meio de desenhos animados? Isso é possível ao assistir os vídeos do canal “Sorocaba - Uma história animada” no YouTube -- que inclusive foi recomendado pela Secretaria da Educação (Sedu) durante a pandemia. Criado pelo publicitário sorocabano Thiago Delmonde, de 38 anos, o canal traz curiosidades, histórias, lendas e mitos folclóricos sobre a cidade.

O projeto começou em 2009, mas foi só em 2017 que o canal ganhou vida na internet. Thiago sempre gostou de desenhar. E ao fazer alguns rascunhos, ele teve a ideia de unir duas paixões: o amor pela cidade e o desenho animado. “Eu estudava na escola Baltazar Fernandes e tinha curiosidade de saber quem ele era, o que significou para a cidade. Quando estava mais velho, resolvi colocar em prática esse projeto, transformando as histórias em desenhos animados. É uma forma de manter a história da cidade sempre viva e passar para as próximas gerações”, destaca.

Desde então, Thiago passou a abastecer o canal com os desenhos. “A ideia é contar a história de forma divertida, para despertar o interesse das crianças”, realça. O personagem principal dos desenhos é o Baltazar, uma homenagem a Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba. Ao lado de sua fiel escudeira, a mulinha, que está presente na maioria dos episódios, Baltazar vai desbravando a região e contando de maneira lúdica a história de Sorocaba para crianças, jovens e até adultos.

Publicitário Thiago Delmonde, de 38 anos, é o autor das animações. - ARQUIVO PESSOAL
Publicitário Thiago Delmonde, de 38 anos, é o autor das animações. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Outros animais característicos da região também surgem ao longo dos episódios. É o caso das capivaras, que estão presentes nas margens do rio Sorocaba. Cheias de simpatia, as roedoras ganharam um episódio especial, com direito a paródia baseada em uma música de rock da banda “Queen”. Esse é um dos vídeos mais populares do canal, com 8,7 mil visualizações. Todos os vídeos são produzidos por Thiago, que cria os roteiros, os desenhos, as ilustrações, as vozes dos personagens e as canções dos episódios. “Eu faço tudo sozinho, no computador, em um cantinho da minha casa. Não ganho nada com isso, faço por prazer”, afirma.

E todo esse trabalho traz resultados positivos. Os “tropeirinhos”, como são chamados os telespectadores do canal, ficam encantados com os desenhos. É o caso dos irmãos Bianca Alves Grillo, de 7 anos, e Alan Alves Grillo, de 5 anos, que acabaram de conhecer o canal e já assistiram todos os episódios. “Eu achei legal. Dá para aprender um pouco da história da cidade, aprendi sobre a aranha gigante, o jacaré do papo amarelo e sobre as capivaras”, conta Bianca, que está no 1º ano do Ensino Fundamental 1.

O episódio favorito dos irmãos foi o das capivaras. “Eu gostei da música. Foi o mais legal. Gostei do final, que elas comem capim em Sorocaba e Votorantim”, diz Bianca. Alan também se tornou fã do canal. “Eu achei legal. Me diverti com os desenhos. O mais legal foi o da capivara. Já decorei a musiquinha”, destaca ao dizer que dá para aprender bastante coisas sobre a cidade com os desenhos. “Eu aprendi até sobre o coronavírus”, completa. Para Bianca, todas as crianças deveriam assistir. “Eu assisti pela primeira vez e achei legal”.

Giovanna Kleinhappel Justi Terra, de 7 anos. - ARQUIVO PESSOAL
Giovanna Kleinhappel Justi Terra, de 7 anos. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

A Giovanna Kleinhappel Justi Terra, de 7 anos, que está no 2º ano do Ensino Fundamental 1, diz que é mais fácil aprender sobre a história da cidade por meio dos desenhos. “Eu aprendi várias coisas. Aprendi que antes Sorocaba era bem pequena e que só depois Sorocaba foi se desenvolvendo. E também aprendi que foi Baltazar Fernandes que fez Sorocaba. E antes eles usavam mulas”, destaca. A menina acabou de conhecer o canal do YouTube e já gostou bastante dos vídeos. “Eu achei legal. Esse desenho fala sobre Sorocaba. Os outros desenhos normalmente não falam sobre Sorocaba”, frisa.

Thiago fica muito feliz ao ver as crianças assistindo e prestigiando seu trabalho. E tudo isso começa na própria casa, já que os filhos e sobrinhos de Thiago são os maiores fãs do canal. A felicidade é tanta que o publicitário recorda a primeira vez em que os desenhos foram exibidos para crianças das escolas da rede municipal no Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).

“Quando vi a reação dos alunos, dando risada, gargalhando, assistindo sem piscar, foi muito bacana. Não existe dinheiro que consiga pagar isso. Foi uma sensação única. É algo muito mágico, que valoriza meu trabalho e empenho”. Hoje, Thiago se sente realizado com a repercussão do canal. “É uma satisfação muito grande ver algo que fiz para me divertir se tornar um projeto que acaba impactando a vida das pessoas”.

Acesse o Canal “Sorocaba - Uma história animada” e assista aos vídeos pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCFl3UenTNAE8xtybMDEUqrQ

Galeria

Confira a galeria de fotos