Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Mãozinhas na terra, cartinhas nos galhos: é a comemoração do Dia da Árvore

Crianças de Sorocaba plantam mudas e escrevem desejos em homenagem a esse elemento tão importante para a vida na Terra

26 de Setembro de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Turma do CEI 36 Abney Medeiros Carneiro plantou espécies nativas no Parque Ouro Fino.
Turma do CEI 36 Abney Medeiros Carneiro plantou espécies nativas no Parque Ouro Fino. (Crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (21/9/2021))

Cheias de troncos, folhas, flores e frutos, as árvores colorem a paisagem e, mais do que isso, são peças fundamentais para manter o ecossistema em equilíbrio. Elas ajudam a compor parte da água que bebemos, nos dão frutos, conservam a quantidade ideal de oxigênio no ar e ainda nos fornecem sombra. E para homenagear esse elemento tão importante para a vida na Terra, no dia 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore.

Durante a semana, Sorocaba contou com uma programação especial para comemorar a data. Exposições, plantio de mudas e várias outras atividades foram realizadas em escolas e espaços urbanos. Os alunos do CEI-36 Abney Medeiros Carneiro, por exemplo, tiveram a oportunidade de colocar as mãozinhas na terra para plantar várias espécies de árvores nativas, como aroeira-salsa, mutambu, sapucaia e dedaleira. Todas elas foram plantadas no Parque Ouro Fino, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema).

Milena Sofia Lopes Albino, 6 anos. - JÉSSICA NASCIMENTO (21/9/2021)
Milena Sofia Lopes Albino, 6 anos. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (21/9/2021))

Essa foi a primeira vez que a Milena Sofia Lopes Albino, de 6 anos, plantou uma árvore. “Eu gostei bastante. Foi muito legal”. Agora, a menina vai esperar cerca de 4 anos para a muda crescer. “Vai demorar bastante”, afirma ao dizer que as árvores são importantes para respirarmos melhor e para termos sombra.

Maria Júlia Araújo tem 5 anos. - JÉSSICA NASCIMENTO (21/9/2021)
Maria Júlia Araújo tem 5 anos. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (21/9/2021))

Já a Maria Júlia Araújo, de 5 anos, fez vários plantios de mudas. “Eu gosto de plantar árvores. Elas são importantes para tudo”. Apesar de já ter vivenciado essa experiência anteriormente, a pequena adorou a atividade. “Foi muito legal. Eu gostei bastante de jogar a terra para cobrir o buraco”.

Lorenzo Gabriel Santos, 6 anos. - JÉSSICA NASCIMENTO (21/9/2021)
Lorenzo Gabriel Santos, 6 anos. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (21/9/2021))

O Lorenzo Gabriel Santos, de 6 anos, aproveitou cada etapa da atividade. E olha que são várias. Isso porque, antes de plantar, é preciso cavar um buraco para depois colocar a muda. Depois, é só preencher o buraco com terra para cobrir as raízes da mudinha. “Nós misturamos a terra e jogamos no buraco. Eu ajudei a plantar cinco árvores”, comemora.

Árvore dos desejos

Alunos do 3º ano do Poli 2 escreveram seus desejos pessoais e penduraram em uma árvore. - MANUEL GARCIA (21/9/2021)
Alunos do 3º ano do Poli 2 escreveram seus desejos pessoais e penduraram em uma árvore. (crédito: MANUEL GARCIA (21/9/2021))

Os alunos do Colégio Politécnico -- Unidade Alto da Boa Vista criaram uma árvore dos desejos em comemoração ao Dia da Árvore. As turmas do 3º ano do Ensino Fundamental 1 escreveram cartinhas com os seus desejos pessoais, para o colégio e para o mundo. A parte mais legal é que todas as cartinhas foram penduradas em uma árvore que fica na escola, para que todas as salas possam ver.

Betina Biondo Lanças, de 9 anos. - MANUEL GARCIA (21/9/2021)
Betina Biondo Lanças, de 9 anos. (crédito: MANUEL GARCIA (21/9/2021))

As crianças deixaram a árvore bem colorida com as cartinhas. A Betina Biondo Lanças, de 9 anos, adorou a atividade. “Foi muito legal”. Mais do que escrever seus desejos, Betina aprendeu o quanto as árvores são importantes para o meio ambiente. “Não consigo viver sem uma árvore perto de mim”, afirma.

Marcus Vinícius Aguilera, 8 anos. - MANUEL GARCIA (21/9/2021)
Marcus Vinícius Aguilera, 8 anos. (crédito: MANUEL GARCIA (21/9/2021))

O Marcus Vinícius Aguilera Sales, de 8 anos, também gostou de compartilhar os seus pedidos com toda a turma. O menino ficou encantado com a árvore colorida. Isso porque ele adora escalar as árvores e observar a cidade lá do alto. Mas Marcus destaca que as árvores precisam ser preservadas. “Elas são muito importantes para o meio ambiente. Sem elas, fica muito calor e a água evapora”.

Bianca de Oliveira Lourenço, 9 anos. - MANUEL GARCIA (21/9/2021)
Bianca de Oliveira Lourenço, 9 anos. (crédito: MANUEL GARCIA (21/9/2021))

Para a Bianca de Oliveira Lourenço, de 9 anos, a parte mais divertida foi pendurar as cartinhas na árvore dos desejos. Na carta, a menina desejou que a avó ganhe na Tele Sena, que a Covid acabe logo e que não tenha mais poluição no mundo. E para isso, precisamos cuidar das árvores. “Elas produzem o oxigênio e deixam o ar mais purificado. É por isso que quando estamos perto da mata o ar é mais fresquinho”.

O Henrico de Andrade Viterit, de 8 anos, também achou muito legal escrever a cartinha e pendurar na árvore dos desejos. “Pendurar um papel escrito por mim para todos verem já me deixa muito feliz”. O menino descobriu na atividade que existe um dia dedicado apenas para as árvores e ficou encantado. “As árvores são muito importantes para a natureza, para o meio ambiente e para o habitat dos animais”, destaca, ao dizer que já plantou várias árvores. E você, já plantou uma árvore ou faz algo para conservar o meio ambiente? (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos