Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Carrapateiro

26 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O carrapateiro é um gavião muito comum em Sorocaba.
O carrapateiro é um gavião muito comum em Sorocaba. (Crédito: MÁRCIO DE CAMARGO ROSA / COAVES)

Nome popular: Carrapateiro
Nome científico: Milvago chimachima (Vieillot, 1816)

Esta ave é um dos gaviões mais comuns em Sorocaba. Por causa do seu canto, ele também é conhecido como pinhé!

O carrapateiro alimenta-se de ácaros (carrapatos), insetos (lagartas), peixes, cupins em revoada, cadáveres de outros animais, frutos e cobras.

Ele possui esse nome por ser um gavião que, frequentemente, é avistado pousado no lombo de bois e capivaras para capturar os carrapatos presentes nesses animais. Dessa forma, ele executa uma importante profissão na natureza: controlador de pragas!

Observe agora as suas características (tamanho e cores). O adulto pode atingir de 36 a 45 centímetros de comprimento, sendo que as fêmeas são maiores que os machos. Já, a sua envergadura, que é a distância de uma ponta da asa a outra, pode chegar a 74 centímetros.

A cabeça e o corpo são branco-amarelados e as costas, marrom-escuro. O carrapateiro também possui uma listra preta atrás dos olhos e as asas possuem um barrado branco próximo à ponta, que é visível em voo. A cauda é longa, com uma larga faixa marrom escura na ponta. Além disso, os machos e as fêmeas apresentam diferenças na área entre os olhos e o bico. O macho possui a pele amarelo-alaranjada. Já, a fêmea, a cor rosa pálido.

Essa espécie pode ser encontrada em áreas abertas, como campos, cerrados, caatinga, áreas agrícolas e até mesmo em cidades.

Seu ninho é grande e feito com ramos secos, geralmente em palmeiras ou em outras árvores altas. Põe de cinco a sete ovos redondos na cor pardo-amarelo, com manchas pardo-vermelhas. A fêmea encarrega-se da incubação e o macho fornece-lhe o alimento durante esse período. Após 21 a 23 dias, nasce os filhotes e, mesmo após o nascimento, o macho continua a alimentar a fêmea e esta, por sua vez, os jovens.

Faça sua parte

Conserve as áreas verdes da nossa cidade e plante mais árvores! Assim, este imponente gavião continuará tendo casa e os recursos para fazer seus ninhos.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).