Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

O coala é um símbolo da Austrália

26 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Animais herbívoros, alimentam-se principalmente de folhas de eucalipto.
Animais herbívoros, alimentam-se principalmente de folhas de eucalipto. (Crédito: DIVULGAÇÃO / TARONGA CONSERVATION SOCIETY)

Os coalas (Phascolarctos cinereus) são animais mamíferos do grupo dos marsupiais que vivem na Austrália. Ficam a maior parte do tempo em cima de árvores, ocorrendo em locais ricos em espécies de eucalipto, seu principal alimento. Animais herbívoros, alimentam-se de folhas de eucalipto e, ocasionalmente, de folhas de outras plantas. É do eucalipto que o coala retira seus nutrientes e a água necessária para sua sobrevivência.

Eles apresentam entre 5 e 13 quilos e comprimento entre 60 e 85 centímetros. Assim como todos os mamíferos, possuem pelos, que são espessos, pequenos e densos. A cor do pelo varia, sendo observados pelos de coloração cinza claro a escuro nas costas, bem como pelos marrons, brancos ou amarelados na região do ventre. Os pelos desses animais são excelentes isolantes térmicos.

Geralmente vivem sozinhos e apresentam hábito noturno a crepuscular. Passam grande parte da sua vida nas árvores. Eles, inclusive, possuem mãos e pés adaptados com garras, que os ajudam a escalar, e um par de dentes incisivos funcionais na mandíbula inferior.

Os coalas são considerados vulneráveis à extinção (estão apenas uma classificação acima dos animais ameaçados de extinção), principalmente pelos incêndios que devastam seus habitats. (Da Redação)