Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

Quem é invisível?

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

26 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Tem tanto livro bom sendo publicado que a minha missão de apresentá-los a vocês fica cada vez mais difícil. Se anunciam uma nova obra, dependendo do autor, já dá pra imaginar o que vem por aí. Quando vi quem era a dupla de “Os Invisíveis” já pensei logo: vai ter emoção. Errada eu não estava, e para você entender o por que, precisamos falar de invisibilidade.

Se buscarmos no dicionário iremos encontrar a seguinte definição de invisível: “Que, por sua natureza, sua distância ou sua pequenez, escapa à vista.” Vamos agora aos exemplos de invisível. Uma estrela pode ser invisível a olho nu. Do mesmo modo micróbios e bactérias. A estrela só pode ser vista com um telescópio, já para ver as bactérias é necessário um microscópio. Ok, acho que todo mundo entendeu a definição de invisibilidade.

Pois bem, tenham paciência, desconfio eu, que não é dessa invisibilidade que Tino e Odilon estão falando aqui. A invisibilidade que eles trazem aqui é uma mais sutil, mais difícil de compreender. Eu, professora, sempre buscando brechas para fazer analogias, vou fazer mais uma: João, meu filho, há alguns anos chegou em casa com um raminho de flores na mão, dessas pequeninas que crescem nas trincas do asfalto, nas frestas da calçada, entre o piso e o muro. Disse que tinha me trazido “flores invisíveis” encontradas no caminho de volta da escola (que ficava na outra ponta do quarteirão). Eu recebi as flores acompanhadas de um abraço de urso mas fiquei sem entender o porquê dele dizer que eram “flores invisíveis”. Afinal, estavam bem diante de meus olhos e conseguia enxergá-las. Na pressa do dia a dia o assunto foi esquecido, e eu deduzi que se tratava de uma brincadeira, ocupando me de outra coisa rapidamente.

Passaram alguns dias e foi a minha vez de eu ir buscá-lo na escola. Depois de se despedir da professora, João saiu caminhando na frente, virou a esquina e dois ou três passos depois abaixou-se para apanhar umas florzinhas cor de rosa que nascem dos trevos, junto à sarjeta. Mais uma vez ele repetiu o gesto, esticou o braço me entregando o pequeno buquê e dizendo: “Toma mamãe, suas flores invisíveis”. Curiosa e com tempo para ouvi-lo mais atentamente, interroguei: “Querido, por que você diz que essas são flores invisíveis?” Ele, sem hesitar, respondeu: “Ué mãe, porque todo mundo passa por elas todo dia mas ninguém as vê!”

Agora pense em todas as coisas que você vê mas não enxerga. Esse livro é sobre isso. Uma obra sensível e necessária de Odilon Moraes e Tino Freitas, da Companhia das Letrinhas.