Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

Quantos são os animais em extinção?

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

12 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

No dia em que “O livro vermelho para crianças: fauna ameaçada em extinção” chegou, meu filho, sem nem tirar o uniforme da escola, passou horas de pernas para cima no sofá, lendo. Depois de concluída cada página ele girava o livro em todos os ângulos olhando o desenho de proporção entre bicho/humano e fazia uma observação sobre o que tinha acabado de aprender. “Mãe, sabia que existem menos de mil guaxinins-pigmeus no mundo”? “Pai, sabia que tem um tipo de iguana cor-de-rosa???”

Esse livro lista todas as espécies que correm algum risco de extinção e nos orienta sobre o que podemos fazer para ajudar na preservação de suas vidas. São 35 espécies ameaçadas, nos mais variados lugares do planeta.

O livro traz informações precisas e com base científica. Cada animal recebe uma legenda que pode ser: extinto, extinto na natureza, criticamente em perigo, em perigo, vulnerável quase ameaçado e menos preocupante.

A ararinha-azul e o rinoceronte branco, por exemplo, são animais que só existem em cativeiro. A ararinha é natural do sertão da Bahia e é vítima do tráfico ilegal. Já o rinoceronte branco foi considerado extinto na natureza em 2008, e desde então não houveram mais registros de nascimento, nem em cativeiro. Caçadores perseguiam esses animais para lhes arrancarem os chifres.

Fico muito aliviada que as crianças, através de livros como esse, estejam a par do quanto já falhamos em proteger a vida de outros seres, e o quanto isso pode ser diferente daqui por diante, aprendendo com erros anteriores e poupando outras espécies do mesmo destino.

Li outro dia uma reflexão do líder indígena Ailton Krenak que faz muito sentido: devemos, sim, nos preocupar em defender os direitos humanos, mas talvez seja hora de falar também dos direitos dos não-humanos.

Escrito por Otávio Maia, a partir de consultas a cerca de aproximadamente 400 referências bibliográficas e muitos estudos a respeito, “Livro vermelho para crianças: fauna ameaçada de extinção” é publicado pela Editora Companhia das Letrinhas.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.