Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Periquito-rico

05 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ele é o periquito mais comum em Sorocaba.
Ele é o periquito mais comum em Sorocaba. (Crédito: LETÍCIA SANTOS DE SOUZA / COAVES)

Nome popular: Periquito-rico
Nome científico: Brotogeris tirica (Gmelin, 1788)

Você sabia que o periquito-rico é o periquito mais comum em Sorocaba? Observe a foto! Ele tem plumagem verde-vivo e mede cerca de 20 centímetros. A sua barriga é verde-amarelada. A nuca e parte da cabeça são verde-azuladas. Já as asas possuem penas azul-violeta e a cauda é longa, com penas verde-azuladas.

Qual é o tipo de alimento dessa espécie? Frutos, néctar das flores e sementes! É comum observá-lo comendo coquinhos de palmeiras e também perfurando o fruto da paineira para consumir suas sementes, entre os meses de junho e agosto.

Vive em florestas, áreas abertas, parques e jardins. É visto frequentemente em bandos e costuma acordar bem cedo, fazendo muita algazarra. Assim como a maioria dos psitacídeos (araras, papagaios, maritacas e periquitos), o periquito-rico vive em casal, que pode permanecer unido por toda a vida.

Constrói os ninhos em ocos das palmeiras, junto ao tronco ou em cupinzeiros construídos em galhos e troncos de árvores. Podem colocar até quatro ovos brancos e a incubação dura cerca de 25 dias. Deixam o ninho cinco semanas após o nascimento dos filhotes.

Faça sua parte

O periquito-rico gosta muitos de frutos, flores e sementes! Podemos ajudá-lo a permanecer em nossa cidade, plantando mudas de árvores que ofereçam alimento a ele.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema)