Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Mangusto-tigrado é um bichinho listrado

05 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Como seu nome sugere, este suricato tem uma série de bandas no corpo.
Como seu nome sugere, este suricato tem uma série de bandas no corpo. (Crédito: RICARDO URSULINO / PREFEITURA DE BAURU)

O mangusto-tigrado (Mungos mungo) é um suricato diurno que, como seu nome sugere, tem uma série de bandas no corpo, que começam na base do pescoço e seguem até o início da cauda. Encontra-se em grande parte da África Oriental, Sudeste e Sul-Central. Há também populações nas savanas do norte da África Ocidental, em florestas abertas e pastagens, especialmente perto da água. Não gostam de desertos.

Passam pouco tempo no mesmo lugar, sendo considerados nômades. Passam o dia fora das tocas, retornando ao escurecer. Alimentam-se principalmente de insetos e pequenos invertebrados e vertebrados, como répteis, anfíbios, ovos, jovens aves e pequenos mamíferos. Frutas silvestres também integram a sua dieta.

Quando adultos medem cerca de 55 a 60 centímetros de comprimento, pesando algo entre 1 e 2 kg. Vivem em grupos de cinco a 40 indivíduos. As fêmeas atingem a maturidade por volta dos 9 a 10 meses de idade e, quando gestantes, dão à luz até três filhotes ao final de 60 dias. (Da Redação, com informações do Zoo-DF)