Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Seriema

29 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Quando a seriema vai cantar, procura um local alto no solo e abre o bico!
Quando a seriema vai cantar, procura um local alto no solo e abre o bico! (Crédito: SUELEN MORAES / COAVES)

Nome popular: Seriema
Nome científico: Cariama cristata (Linnaeus, 1766)

Você sabia que a seriema (sariema ou siriema) pode chegar a 90 centímetros de altura e pesar 1,5 quilo? Veja seus olhos! É uma das poucas aves que possuem pestanas. Os adultos têm olhos acinzentados e os jovens, olhos amarelados. Além disso, possui um canto estridente (kie, kié, kie, kie, kie, kie, kie), parecido com um grito ou uma risada, que podemos ouvir a um quilômetro de distância. Quando vai cantar, procura um local alto no solo (geralmente cupinzeiro e pau-de-cerca), sobe e abre o bico!

Alimenta-se de insetos, como gafanhotos, além de roedores, lagartixas, lagartos pequenos e até mesmo cobras. Suas penas são longas e, por isso, ela pode correr bem rapidamente. É muito comum ela se assustar com deslocamento de carro em estradas de terra e correr na frente para tentar fugir. Nessas corridas, ela pode atingir até 70 km/h antes de voar. Fica parecendo que ela quer apostar corrida com o carro, como se fosse o papa-léguas. Podemos até apelidá-la de papa-léguas-do-cerrado, o que acha?

Para se impor, quando está namorando, a seriema macho defende seu território. E para chamar a atenção da fêmea, estica as asas para a lateral, mostrando o desenho da sua asa. Durante a “conquista”, o macho estica ao máximo a cabeça para cima.

Constrói seu ninho em cima de árvores, com gravetos e galhos, e forra com estrume de gado, folhas secas e barro. Coloca dois ovos brancos meio rosados e os filhotes abandonam o ninho com 12 dias de vida.

Ela ocorre em áreas abertas, como cerrado, campos naturais, pastos, áreas de cultivo e, até mesmo, em cidades, inclusive em Sorocaba. Você já deve ter ouvido falar em um bairro do nosso município chamado Jardim Siriema! Por que será?

Faça sua parte

Cuide das árvores, parques e áreas verdes da cidade e plante mudas de árvores. Ajude a aumentar o nosso Cerrado para, assim, oferecer alimento e abrigo para a seriema!

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema)