Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Alunos expõem esculturas no Quinzinho

29 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Elas têm a brasilidade das cores vivas e a riqueza de variedade dos animais da fauna nacional.
Elas têm a brasilidade das cores vivas e a riqueza de variedade dos animais da fauna nacional. (Crédito: CORTESIA)

As esculturas produzidas pelos alunos do Ensino Fundamental 1 (de 7 a 9 anos) da Escola Portal, dentro do projeto “Bicharada na Arte”, estão expostas até sábado (4) na varanda da biblioteca do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (PZMQB), que fica na Vila Hortência, e compõem uma exposição aberta à visitação durante o horário de funcionamento do parque. Elas abordam, como temas, espécies existentes e outras já extintas de animais.

Conforme a professora Teresa Baddini, de arte, música e teatro, o projeto desenvolve a técnica artística da escultura ao mesmo tempo em que trabalha a habilidade manual dos alunos. Eles trabalharam de maio a junho deste ano no projeto, utilizando materiais, como fita crepe, tinta guache e massinha de modelar, e tendo como referências as técnicas de escultura do renomado artista chinês Li Hongbo.

“Os alunos ficaram fascinados com a maneira como Li Hongbo brinca com as nossas expectativas do que uma escultura deve ser e como ela deve se comportar. Hongbo se encantou pela flexibilidade natural do papel, como material de brinquedos e lanternas tradicionais chineses. Desde então, tem criado trabalhos extremamente complexos, sendo que, para esculpir uma única cabeça, podem ser necessárias mais de cinco mil camadas de papel coladas manualmente”, comenta.

À técnica chinesa, os alunos usaram de toda criatividade para aplicar nas formas a brasilidade das cores vivas e a riqueza de variedade dos animais da fauna nacional. (Da Redação)