Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Você conhece o Adax?

29 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Ele possui chifres espiralados, mais avantajados nos machos.
Ele possui chifres espiralados, mais avantajados nos machos. (Crédito: DIVULGAÇÃO / LOUISVILLE ZOO)

O Adax (Addax nasomaculatus) é um bovídeo (família que abrange mamíferos ruminantes domésticos como ovelhas, cabras e bois, além de selvagens, como os antílopes e bisontes) ameaçado de desaparecer em estado selvagem. Isso porque sua população foi exterminada pela caça, guerras civis e destruição do habitat -- um levantamento realizado em 2016 encontrou apenas três indivíduos na natureza!

No passado, era encontrado da Mauritânia até o Egito e o Sudão, no norte da África. Atualmente, sua distribuição está restrita a desertos e regiões semidesérticas do Níger e da Líbia.

Mas, felizmente, a espécie é criada com sucesso em zoológicos, onde podem viver por mais de 20 anos. Estima-se que mais de 5 mil adax vivam atualmente em cativeiro. Seu corpo mede entre 1,5 e 1,7 metros, com pelagem de coloração esbranquiçada e que, nos machos, pode tornar-se ligeiramente acinzentada na estação de acasalamento.

Ambos os sexos possuem chifres espiralados, mas os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas. (Da Redação, com informações do Zoo-DF)