Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Avoante

22 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Se você já viu uma
Se você já viu uma "pombinha" carregando gravetos, então provavelmente já tenha visto a avoante. (Crédito: ANDRÉ CAMARGO / COAVES)

Nome popular: Avoante
Nome científico: Zenaida auriculata (Des Murs, 1847)

Ela é incansável! Se você já viu uma “pombinha” carregando graveto insistentemente para fazer seu ninho, então provavelmente já tenha visto a avoante. Ela constrói seu ninho em arbustos, palmeiras ou, até mesmo, em forro de telhado, postes de iluminação e em garagens. Seu ninho é um emaranhado de gravetos tão ralo que, às vezes, é possível ver os ovos através dele. Põe de um a dois ovos brancos.

Você sabia que a avoante é uma das pombas mais comuns nas cidades e lavouras no Brasil? Ela é muito conhecida pelos nordestinos. Sua carne é um importante item na alimentação de muitas pessoas que vivem no sertão e, por sua população estar crescendo, essa ave ocorre em todo o país e, por conta disso, ela recebe vários nomes populares: pombinha, bairari, cardinheira, guaçuroba-pequena, juriti-carregadeira, pairari, pararé, parari, pomba-amargosinha, pomba-de-arribação, pomba-do-meio, pomba-do-sertão, pomba-pararu, rabaçã, rabação, rebaçã, ribaçã, ribação, rolinha, pomba-cariri e avoete.

Será que já você ouviu o canto dela? Ela canta um rouco “rou....rou...rou...”, que parece imitar o Papai Noel!

Ela mede cerca de 20 centímetros de comprimento e tem coloração parda escura no dorso (nas costas) e clara no ventre (barriga). Os pés são rosados, têm pequenas manchas pretas circulares nas asas, um par de marquinhas pretas na lateral do pescoço (quase atrás dos olhos, como se tivesse usando um delineador para se maquiar) e sua cauda apresenta duas faixas brancas visíveis, principalmente quando vai pousar e abre a cauda em forma de leque.

O macho tem uma espécie de coroa azulada (bem discreta) e seu pescoço, quando iluminado pela luz do sol, apresenta manchas cor-de-rosa e azuis que servem para atrair a fêmea na época de acasalamento, quando, então, ele se exibe inflando o papo (pescoço).

A avoante se alimenta de grãos de espécies vegetais silvestres e de brotos, além de sementes de plantações.

Faça a sua parte

Para que a nossa amiga avoante não prejudique os outros, trazendo doenças, como piolho-de-ave, ácaros e fungos nas fezes, e nem a si própria, precisamos fazer nossa parte e evitar oferecer alimentos para essas pombinhas em praças, parques e em nossos quintais.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema)