Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Jabuti-tinga faz ‘batalha’ de cascos

22 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Em disputa pela fêmea, os machos recolhem a cabeça e batem os cascos um no outro buscando virar o adversário.
Em disputa pela fêmea, os machos recolhem a cabeça e batem os cascos um no outro buscando virar o adversário. (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE SÃO PAULO)

O jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata) é um réptil que pode ultrapassar 80 cm de comprimento de casco e chegar a mais de 60 kg de peso. É a maior espécie de jabuti da América do Sul. Vive no Brasil, nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, e também ocorre na Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela.

Possuem hábitos terrestres, vivendo especialmente em áreas florestais densas, e alimentam-se de frutas, vegetais, insetos e vermes. Por isso desempenha papel importante na dispersão de sementes na região Amazônica, consumindo uma grande diversidade de espécies vegetais.

É um animal ovíparo e a fêmea costuma ter até 15 filhotes. Na presença de outro macho no local, ocorrem disputas pela fêmea. Os machos recolhem a cabeça sob o casco e batem os cascos um no outro buscando virar o adversário. Em inglês, é chamado de Yellow-Footed Tortoise (Tartaruga de Pés Amarelos), pois possui escamas amarelas, ou amarelo-alaranjados, nas patas e na cabeça. (Da Redação, com informações do Zoo-DF)