Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aniversário da cidade

Nossas crianças é quem perguntam no aniversário da cidade

Leitores do Cruzeirinho foram repórteres por um dia e entrevistaram o prefeito Rodrigo Manga

15 de Agosto de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Maria Eduarda, Colégio Santa Escolástica.
Maria Eduarda, Colégio Santa Escolástica. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (12/8/2021))

Hoje quem sopra as velinhas é a nossa querida Sorocaba, que completa 367 anos de história. São mais de três séculos de existência. Muito tempo, não é mesmo? E para celebrar a data, produzimos uma reportagem especial. Mas, desta vez, as perguntas foram feitas pelos nossos leitores. Na edição do aniversário da cidade, os leitores do Cruzeirinho foram repórteres por um dia e tiveram um entrevistado muito importante: o prefeito Rodrigo Manga.

Nas últimas semanas, a equipe do Cruzeirinho recebeu dezenas de questionamentos sobre a cidade, variando desde curiosidades até sugestões de melhorias para o município. Várias crianças dos quatro cantos de Sorocaba compartilharam com a gente o que gostariam de saber sobre o município e também sobre o trabalho do prefeito. De todos os questionamentos, selecionamos 18 perguntas sobre diferentes assuntos.

Além disso, sete crianças tiveram a oportunidade de visitar o gabinete do prefeito, representando as escolas públicas e particulares da cidade. Durante a visita, os pequenos fizeram perguntas, conheceram o sexto andar (onde fica o prefeito) e até tiveram o gostinho de sentar na cadeira do chefe do Executivo. Confira as perguntas feitas e as respostas dadas aos nossos pequenos repórteres:

Sr. Prefeito, você teve medo de assumir um cargo tão importante? Como conseguiu enfrentar seu medo? (Valentina Emanuela Ferreira, 8 anos, 2º ano -- EM Quinzinho de Barros)

Resposta: Olá, Valentina! Sim, todos nós temos medos, mas o grande desafio é superá-los. O medo nos ajuda a ficarmos alertas, mas não podemos deixar ele nos dominar, senão, ficamos paralisados, sem fazer nada. Com fé em Deus, muito trabalho e dedicação, nós vamos vencendo os desafios que nos aparecem diariamente.

Como é ser prefeito, é muito difícil? Quantas coisas você faz? (Michelle Alves da Silva, 4º ano -- EM Amin Cassar)

Resposta: Olá, Michelle! É uma verdadeira missão. Temos grandes desafios todos os dias, pois Sorocaba é uma cidade muito grande. Mas, com muito trabalho, fé em Deus e dedicação, vamos resolvendo cada situação dia após dia, para que nossa cidade fique cada vez mais linda!

O que um prefeito faz em uma prefeitura? (Maria Alice Santa Rosa Moraes, 3º ano -- Colégio Politécnico)

Resposta: Olá, Maria Alice! Nós tomamos decisões importantes para que a cidade possa crescer e trazer cada vez mais qualidade de vida, emprego, renda e oportunidades para as famílias sorocabanas.

Qual comida você mais gosta? (Heloa, creche 2 -- CEI 136 Profª Rogéria Martinez Casas Ferreira)

Resposta: Oi, Heloá! Minha comida preferida é o bife a cavalo.

Alessandra, Nova Escola. - FÁBIO ROGÉRIO (12/8/2021)
Alessandra, Nova Escola. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (12/8/2021))

Prefeito Manga, você gosta de manga? (Alessandra Padovezi, 8 anos, 3º ano -- Colégio Nova Escola)

Resposta: Olá, Alessandra! Sim. (Rsrs)

Qual a cor você mais gosta? (Miguel, creche 3 -- CEI 136 Profª Rogéria Martinez Casas Ferreira)

Resposta: Olá, Miguel! Minha cor preferida é o azul.

Gabriel, Colégio Politécnico. - FÁBIO ROGÉRIO (12/8/2021)
Gabriel, Colégio Politécnico. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (12/8/2021))

O que você gostaria que nós, crianças, fizéssemos para ajudar na cidade de Sorocaba? (Gabriel Augusto de Morais Kniphoff, 4º ano -- Colégio Politécnico)

Resposta: Olá, Gabriel! Honrar os pais ou responsáveis, respeitar os mais velhos, estudar bastante e espalhar amor e educação para todas as pessoas que encontrarem.

Quando as crianças poderão tomar a vacina da Covid 19 em Sorocaba? (Eduardo Carneiro, 5º ano -- Colégio Santa Escolástica)

Resposta: Olá, Eduardo! A vacinação contra a Covid-19 para menores de 12 anos continua em fase de pesquisas e testes. Assim que houver liberação por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Ministério da Saúde, além do envio de doses para esse público pelo Governo do Estado, Sorocaba poderá também vacinar as crianças da cidade.

Qual foi a primeira escola de Sorocaba? (Gabriela, 4° ano -- Colégio Santa Escolástica)

Resposta: Olá, Gabriela! De acordo com o site do Governo do Estado, uma das unidades escolares mais antigas em Sorocaba é a Escola Estadual Antônio Padilha, que foi inaugurada em 1896.

Luara, Colégio Politécnico. - FÁBIO ROGÉRIO (12/8/2021)
Luara, Colégio Politécnico. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (12/8/2021))

Por que você aceitou novamente os rodeios em Sorocaba? (Luara Brites Moreira, 5° ano -- Colégio Politécnico)

Resposta: Olá, Laura! Essa foi uma decisão dos vereadores, que representam a população na Câmara Municipal e trabalham elaborando as leis. Nós, da Prefeitura, verificamos se a lei é constitucional e, então, sancionamos. Contudo, fiscalizaremos, sempre, a questão do bem-estar dos animais nesses eventos, para que não haja nenhum tipo de maus tratos. Isso nunca será tolerado!

Cauã, Colégio Santa Escolástica. - FÁBIO ROGÉRIO (12/8/2021)
Cauã, Colégio Santa Escolástica. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (12/8/2021))

Prefeito Manga, podemos ter na prefeitura um escorregador enorme? (Cauã Ferreira, 4º ano -- Colégio Santa Escolástica)

Resposta: Olá, Cauã! Vamos estudar essa possibilidade! Já contamos com alguns brinquedos no parque do Paço Municipal. Vamos avaliar a possibilidade de ampliá-los, sim.

Prefeito Manga, sentimos falta de uma girafa em nosso zoológico ou um animal aquático tipo foca. (Ana Clara Gaibina, 4º ano -- Colégio Santa Escolástica)

Resposta: Olá, Ana Clara! Eu também acho muito legal a girafa! Contudo, o órgão responsável por autorizar a entrada ou saída de animais nos zoológicos em todo o Estado de São Paulo é o Governo do Estado, e não a Prefeitura. Atualmente, temos mais de 250 espécies de animais em nosso zoo municipal, como um casal lindo de hipopótamos, onça-pintada, lobo-guará, tamanduá-bandeira, mas, infelizmente, até o momento, nunca tivemos uma girafa. Lá no zoo, você também pode conferir dois animais semiaquáticos muito bacanas: a ariranha e a lontra!

Prefeito Manga, por que o aeroporto de Sorocaba recebe apenas aviões pequenos? (Victória, 4º ano -- Colégio Santa Escolástica)

Resposta: Olá, Victória! Em Sorocaba, nós temos um grande polo de manutenção de aeronaves, que normalmente são menores. Estamos trabalhando para internacionalizar (receber aviões de fora) nosso aeroporto e, com isso, poderemos ver aviões maiores por lá!

O senhor falou que iria nos dar tablets e eu queria saber o dia. (Rackelly, 5º ano -- EM Amin Cassar)

Resposta: Olá, Rackelly! Estamos providenciando a compra dos tablets, bem como dispositivos para professores e alunos acessarem a internet, além de novos computadores. Outra novidade bacana é que vocês vão ganhar novos uniformes para o ano que vem!

Rodolfo, Nova Escola. - FÁBIO ROGÉRIO (12/8/2021)
Rodolfo, Nova Escola. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (12/8/2021))

Por gentileza, poderia ficar mais atento e arrumar os buracos das ruas? (Rodolfo Fogaça, 8 anos, 3º ano -- Colégio Nova Escola)

Resposta: Olá, Rodolfo! Você tem toda razão em perguntar! Como a cidade ficou muitos anos sem receber esse cuidado por governos anteriores, a Prefeitura recebe vários pedidos dos moradores e anota cada um deles para atender todos, tapando os buracos das ruas e fazendo outras melhorias necessárias. Somente neste ano, a Prefeitura já tapou buracos em quase 1.000 ruas, em 149 bairros diferentes.

Ana Giullia, EM Amin Cassar. - FÁBIO ROGÉRIO (12/8/2021)
Ana Giullia, EM Amin Cassar. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (12/8/2021))

Por que tem um canhão na praça? (Ana Giullia C. Bernardes, 2° Ano -- EM Amin Cassar)

Resposta: Olá, Ana Giullia! Nessa praça que você comenta, estão instalados dois canhões que seriam utilizados na Revolução Liberal de 1842. Mas, felizmente, não precisaram ser usados! Eles estão lá para nos lembrar da história da nossa cidade.

Por que aumentou o preço da comida nos mercados? (Manuela A. Boa Sorte, 3°Ano -- EM Amin Cassar)

Resposta: Olá, Manuela! Este é um problema bastante abrangente. Depende de condições econômicas que envolvem o nosso país, assim como outros. Há, também, interferência das condições climáticas que influenciam no preço dos alimentos. Envolve, ainda, oferta e procura de cada item. Para que não suba o preço do alimento, é preciso que esses e outros fatores estejam sempre equilibrados, o que é muito difícil de acontecer.

Por que existe a fome? Você poderia ajudar? (Bruno Dotali, 3º ano -- EM Amin Cassar)

Resposta: Olá, Bruno! Ela existe por um problema social e econômico. Pode acontecer quando as pessoas não conseguem arrumar emprego, ou passam por problemas graves de saúde, por exemplo. Sabendo como a fome é algo tão difícil, estamos combatendo isso, aqui, na nossa cidade, de várias formas. Além de procurar gerar emprego e renda às pessoas, em abril, em parceria com igrejas de todas as denominações, foi criada pelo Fundo Social de Solidariedade a campanha “A Fome não é Fake!”, com o objetivo de mobilizar toda a população e aumentar a arrecadação de alimentos, justamente para as pessoas que estão nessa situação de emergência. Até o momento, já foram distribuídas quase 40 mil cestas básicas para essas famílias.

Não achou a sua pergunta?

Nós recebemos muuuuuuuuuuuuuitas perguntas enviadas para a Redação. Se você não viu a sua pergunta por aqui, fique tranquilo: nas próximas edições iremos incluir novas respostas do prefeito aos pequenos repórteres do Cruzeirinho. E se você gostou da experiência, conte para a gente: quem mais você gostaria de ver entrevistado pela garotada nas nossas páginas?

Galeria

Confira a galeria de fotos