Cruzeirinho
Descobrindo o Chalé Francês
A Isabela Tolentino é uma criança curiosa que tem nove anos e usa o seu perfil no Instagram -- @clubedabelinha -- para dicas de história e sugestão de livros infantis. Na semana passada, sua professora pediu para que fizesse um trabalho sobre um ponto turístico e histórico de Sorocaba, em homenagem ao aniversário da cidade.
Ela escolheu o Chalé Francês, que fica no Centro de Sorocaba e na frente da antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana. Junto do seu pai, André, a Belinha foi recebida pelo secretário da Cultura, Luiz Zamuner, que contou a história da casa e mostrou os detalhes antigos da construção.
“Em todo cômodo eles deixaram alguns espaços com a pintura antiga da casa, para que a gente possa ver como era antes de ter sido reformada. Também alguns espaços tem ainda o piso original, muito colorido e bonito. Eu achei as portas e as janelas bem grandes, acho que antigamente não tinha uma boa iluminação com luz elétrica, então eles deviam deixar bastante espaço para entrar luz natural”, conta a Isabela.
A construção é de 1910 e foi construída para o engenheiro-chefe da ferrovia Sorocabana. Ela foi construída com arquitetura inglesa, mas por causa do estilo que lembra as casas rurais da França, ficou conhecida como Chalé Francês. (Da Redação)