Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Estudando as Olimpíadas e torcendo pelo Brasil

Crianças da EM Dr. Achilles de Almeida se interessam pelas modalidades

08 de Agosto de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Atleta preferida da Amanda é Rebeca Andrade.
Atleta preferida da Amanda é Rebeca Andrade. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (4/8/2021))

Considerado o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos da Era Moderna chegaram à 32ª edição este ano com a Olimpíada de Tóquio 2020. Atletas dos quatro cantos do mundo disputaram os 339 eventos programados ao longo da competição, que começou no dia 23 de julho. Foram mais de 11.300 atletas de 200 países, sendo 302 deles só do Brasil, e 33 modalidades diferentes. Hoje é o último dia do evento, com o encerramento marcado para às 8h de Brasília.

Organizados para estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes, os Jogos Olímpicos são realizados há mais de 2 mil anos. É o que os alunos da Escola Municipal Dr. Achilles de Almeida aprenderam ao realizar diferentes atividades sobre o tema. Ao longo de dois meses, os professores de Educação Física da escola têm trabalhado a temática por meio das Atividades Não Presenciais (ANPs). Foi assim que os alunos do Ensino Fundamental 1 aprenderam um pouco mais sobre a história da Olimpíada e as modalidades disputadas.

Graziely se emocionou com Bruno Fratus. - FÁBIO ROGÉRIO (4/8/2021)
Graziely se emocionou com Bruno Fratus. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (4/8/2021))

O contato com as modalidades acabou despertando o interesse pelos Jogos Olímpicos. Tanto é que os alunos acompanharam as principais conquistas do Brasil. A Graziely Aparecida de Oliveira, de 11 anos, que está no 5º ano, se divertiu vendo as notícias da Olimpíada. “Eu vi que a ginasta Rebeca Andrade ganhou uma medalha de ouro e uma de prata. Acho legal ver que o Brasil conquistou bastante medalhas”.

Atividades abordaram curiosidades históricas e modalidades em disputa. - FÁBIO ROGÉRIO (4/8/2021)
Atividades abordaram curiosidades históricas e modalidades em disputa. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (4/8/2021))

Para Graziely, os atletas brasileiros tiveram bons resultados, mesmo em tempos de pandemia. “O Brasil se esforçou bastante”. Essa é a primeira Olimpíada que a menina acompanhou de perto. Isso porque, segundo ela, nas últimas ela ainda era muito pequena. Uma das cenas dos jogos que ficarão marcadas para Graziely foi quando o nadador Bruno Fratus se emocionou no pódio ao ganhar a medalha de bronze. “Achei bonito. Ele ficou super emocionado”, destaca ao dizer que não importa a medalha, mas sim participar, representar o país e dar o seu máximo.

O Elias Sanches Ruiz, de 10 anos, que estuda na mesma classe de Graziely, também acompanhou vários momentos da competição. O menino assistiu alguns jogos e provas junto com o pai. “Eu gosto de todos os esportes”. O menino viu a prova da skatista Rayssa Leal, que conquistou a medalha de prata na competição, e as lutas de judô. “Foi bem legal. Dois brasileiros ganharam medalhas”. Mas para quem ele torceu mesmo foi para o surfista Ítalo Ferreira. “Quando vi ele comemorando a vitória, eu gostei muito. Ele ganhou medalha de ouro. Ele foi o primeiro a ganhar ouro pelo Brasil”.

Elias torceu muito pelo surfista Ítalo Ferreira. - FÁBIO ROGÉRIO (4/8/2021)
Elias torceu muito pelo surfista Ítalo Ferreira. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (4/8/2021))

Elias acredita que o Brasil foi muito bem representado nos Jogos de Tóquio, no Japão. “Várias mulheres e homens se esforçaram para ganhar medalhas de ouro, prata e bronze”. O menino ficou surpreso com a quantidade de medalhas que a China conquistou. “Eles estavam disparados na frente”. Porém, ao mesmo tempo, Elias reforça que o importante é participar. “Eu acho que deve ser difícil para os atletas. Deve ser mais difícil do que parece. Só de chegar até lá, eles já foram campeões”, destaca.

A Amanda Letícia Rodrigues Domingues, de 7 anos, também assistiu alguns jogos e provas com o pai e a mãe. “Eu vi o vôlei, a natação, a ginástica artística, o futebol e o hipismo”. Matriculada no 2º ano, a pequena achou todas as modalidades muito bonitas. “Eu gostei. É legal porque tem bastante esportes”. E ao acompanhar as competições, Amanda acredita que o Brasil se saiu muito bem. “Os atletas se dedicaram, tem que treinar muito. Minha atleta preferida é a Rebeca Andrade”, conta.

Andrei viu a prata da skatista Rayssa Leal. - FÁBIO ROGÉRIO (4/8/2021)
Andrei viu a prata da skatista Rayssa Leal. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (4/8/2021))

Já o Andrei Emanuel Fernandes, de 7 anos, colega de sala de Amanda, estava torcendo para a skatista Rayssa Leal, que ganhou a medalha de prata. “Eu assisti a prova dela. Foi bem legal. Todo mundo estava torcendo para ela. A Rayssa é a minha atleta preferida”. Essa foi a prova que o menino mais gostou. Porém, ele também assistiu outras modalidades, como a natação e a canoagem. “Eu acho legal os atletas competirem pelo Brasil do outro lado do mundo”, finaliza. E você, acompanhou os Jogos de Tóquio? (Jéssica Nascimento)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos