Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

5 de agosto: Dia Internacional da Conscientização pela Coruja

08 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Corujinha-do-mato é uma das espécies que vive em Sorocaba.
Corujinha-do-mato é uma das espécies que vive em Sorocaba. (Crédito: VALDERLEI GALDINO DA SILVA / COAVES)

Você sabia que, em 5 de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Conscientização pela Coruja? Esta data foi criada para que possamos aprender mais sobre as corujas e, em especial, conhecer as principais ameaças para sua conservação.

Você já deve ter visto uma coruja! Ela possui características que a tornam uma ótima caçadora: garras, bico forte e afiado, uma visão muito eficiente, audição bem sensível que, aliada à estrutura do seu rosto, permite que ela detecte a origem dos ruídos, mesmo os mais baixos, com muita facilidade. Sabia que a coruja pode girar a cabeça até 270 graus?

Você conhece a “profissão” das corujas na natureza? Pelo fato delas se alimentarem de vertebrados (ratos, gambás, morcegos, lagartos e rãs) e invertebrados (gafanhotos, besouros, baratas, entre outros), podem ser ótimas controladoras de pragas!

E você acredita que as corujas trazem azar? Devido à maioria das corujas ter hábito noturno, algumas pessoas e culturas a associavam com acontecimentos maléficos, assim como um sinal de que a morte iria chegar. Mas, diante da sua ‘profissão‘, sabemos que é uma grande sorte tê-las por perto. São animais fascinantes e, em muitas culturas, são considerados símbolos de sabedoria e conhecimento.

Sorocaba possui registro de espécies, como a coruja-buraqueira, suindara, corujinha-do-mato, caburé, mocho-diabo, mocho-dos-banhados, coruja-orelhuda e murucututu-de-barriga-amarela. Quem quiser ver alguns desses seres incríveis de perto, a nossa dica é que vá ao Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre uma dessas espécies que vive em Sorocaba?

Nome popular: Corujinha-do-mato
Nome científico: Megascops choliba (Vieillot, 1817)

Pelo nome, já deve imaginar que ela é uma coruja pequena! Possui entre 20 (machos) e 28 centímetros (fêmeas) de comprimento. Apresenta o peito cinza, com manchas carijós escuras e verticais, além de finas listras transversais. As costas são cinza, com estrias escuras e pequenos círculos amarronzados. Os olhos são amarelados com a face cinza clara, contornada com uma borda negra. Assim como muitas corujas, possui dois tipos de coloração, podendo ser cinza ou ruiva. Possui penas no topo da cabeça, que parecem orelhas curtas.

É uma das corujas mais comuns em cidades, parques urbanos e fazendas, ocorrendo em beiras de matas secas ou úmidas. Faz o ninho em ocos de árvores ou buracos feitos por pica-paus.

O macho conquista a fêmea escolhendo o lugar ideal para o ninho e ajudando-a durante a construção e na proteção do ninho, além de levar comida para a fêmea e para os filhotes, depois que nascem. Geralmente, a fêmea põe entre um e quatro ovos brancos, entre janeiro e julho, e a incubação é feita exclusivamente por ela.

Faça sua parte

Multiplique e espalhe esse conhecimento! Ensine as pessoas sobre as corujas e a sua importância na natureza, inclusive como controladora de pragas na cidade, como ratos e baratas.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema).