Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

‘Eu uso óculos’

08 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
O urso-de-óculos tem uma
O urso-de-óculos tem uma "máscara" de pelos brancos ao redor dos olhos. (Crédito: IVAN MATTOS / ZOO-DF)

O urso-de-óculos (Tremarctos ornatos) é o único urso da América do Sul, medindo entre 1,3 e 2 metros e podendo pesar até 200 kg. Os machos são maiores do que as fêmeas e apresentam a “máscara” de pelos brancos ao redor dos olhos mais desenvolvida -- lembrando um óculos. Esta “máscara” se estende da face através do pescoço até o ventre, com a pelagem sendo espessa e totalmente negra no resto do corpo.

Ele é originário de uma população de ursos que emigrou da América do Norte há 3 milhões de anos, quando a ponte terrestre entre os dois continentes foi formada no Panamá. Essa espécie sofre grande ameaça da caça ilegal e destruição do habitat pelo avanço de fazendas, mineradoras, da exploração de petróleo e construção de estradas. Algumas estimativas sugerem que existam menos de 5 mil indivíduos na natureza, mas, felizmente, o urso-de-óculos se reproduz bem nos zoológicos e há um programa de conservação entre várias instituições ao redor do mundo.

Ocorre na Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, habitando a Cordilheira dos Andes, florestas e pradarias alpinas entre os 250 e 4.750 metros de altitude. (Da Redação, com informações do Zoo-DF)