Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

Um passinho de cada vez

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

08 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Esse é um livro que traz elementos de cultura urbana, dança e música para a literatura infantil: “De passinho em passinho: um livro para dançar e sonhar”, do escritor Otávio Júnior, o vencedor do prêmio Jabuti em 2020 na categoria infantil com o incrível “Da minha janela” (que já apareceu aqui na coluna em julho de 2020).

Mais uma vez ele traz a experiência das comunidades periféricas para uma narrativa: “Eu acho incrível, acho maravilhosa a forma como esses jovens se comunicam com o corpo, com os pés e com as pernas”. O livro novo apresenta e homenageia o passinho, um estilo que nasceu como uma dança urbana e se tornou um movimento cultural que ganhou o Brasil e o mundo.

Otávio escreve como quem compõe um balé literário e as ilustrações vivas e coloridas da artista mineira Bruna Lubambo criam uma obra cheia de movimento. Uma mistura de literatura e dança que eu não me lembro de ter visto outras vezes, e surpreendente pela representatividade e força.

A narrativa mostra jovens cheios de talento e ginga, deslocando os pés e o corpo no ritmo contagiante da música. O passinho é uma mistura de danças africanas, samba, capoeira, hip-hop e jazz. Tem seus movimentos inspirados no ballet clássico, no frevo e até nas coreografias de Michael Jackson, disseminou-se nas comunidades cariocas, popularizado pelas redes sociais, onde os dançarinos postavam seus vídeos, sempre acrescentando elementos diferentes à dança. Com tanta popularidade começaram a acontecer as batalhas, onde os artistas competiam diante de plateias enormes, que vibravam a cada movimento.

Uma história publicada pela Companhia das Letrinhas, que vai te deixar com vontade de sair dançando.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.