Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Quero-quero

01 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O quero-quero é um pássaro territorialista e briga com qualquer invasor.
O quero-quero é um pássaro territorialista e briga com qualquer invasor. (Crédito: ANDRÉ CAMARGO / COAVES)

Nome popular: Quero-quero
Nome científico: Vanellus chilensis (Molina, 1782)

Com certeza, você já deve ter visto um quero-quero, especialmente se assiste a jogos de futebol! Ele sempre rouba a cena nas partidas transmitidas pela televisão, pois tem o costume de ficar pousado no gramado e acaba “participando” da partida!

Você já ouviu o seu canto? Sua vocalização? Parece que ele está dizendo o seu nome (quero-quero) de uma forma bem estridente!

É uma ave de porte médio, mas com asas bem grandes, que mede em torno de 37 centímetros de comprimento. Possui o peito e a testa negros, a cabeça cinza com um penacho, a barriga branca e as costas (dorso) na cor olivácea (cor de azeitona). Os olhos são vermelhos vivos, as asas são da mesma cor das costas, que têm uma faixa branca com as pontas negras e possui um esporão ósseo (tipo um espinho na ponta da asa). É uma ave bem social, que vive em grupos.

Ela se alimenta de sementes, plantas aquáticas, insetos e invertebrados aquáticos. Captura seu alimento agitando a lama com as patas para afugentar as presas dele. Costuma viver em áreas alagadas, como banhados, mas também ocorre em pastagens, estradas de terra, campos de futebol e próximo a fazendas, inclusive longe d’água.

  - ANDRÉ CAMARGO / COAVES
(crédito: ANDRÉ CAMARGO / COAVES)

A fêmea põe, normalmente, de três a quatro ovos. Os ovos têm formato de pera e são manchados para se confundirem no solo. O macho fica agressivo e, geralmente, ataca até mesmo as pessoas, quando passam próximo ao ninho. Os filhotes já saem emplumados quando nascem e deixam o ninho logo em seguida.

O quero-quero é uma ave bem territorialista (briguenta) e investe em qualquer outra ave que se aproximar do seu território. Por esse motivo, ele é sempre o primeiro a dar o alarme quando algum intruso invade sua área.

Faça sua parte

Se tiver um quero-quero na redondeza, procure mantê-lo por perto, de preferência conservando áreas naturais, como brejos e campos alagados. Assim, ele pode viver ali e contribuir para o controle da população de suas presas (do seu alimento), como formigas, besouros, moscas, mosquitos e pernilongos, ajudando a manter o equilíbrio ecológico e evitando as pragas.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema).

Galeria

Confira a galeria de fotos