Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

A cascavel tem um chocalho na cauda

01 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Cuidado! O barulho do guizo é um sinal de que a cascavel está irritada.
Cuidado! O barulho do guizo é um sinal de que a cascavel está irritada. (Crédito: RENATO AUGUSTO MARTINS / WIKIMEDIA COMMONS )

A cascavel (Crotalus durissus) é uma serpente peçonhenta que possui como principal característica o seu chocalho (ou guizo). Ele é formado por resquícios de queratina que permanecem na parte terminal da cauda após a troca de pele e alguns dizem ser possível estimar -- ainda que não precisamente -- a idade da serpente pelo número de anéis do chocalho. Quando irritada, emite som característico a partir desse guizo.

Tem cor castanha, com desenhos geométricos em forma de losangos brancos e negros ao longo do corpo, sendo que o ventre é mais claro. Um de seus órgãos, chamado de fosseta loreal, é capaz de detectar calor e a presença de presas. Alimenta-se de pequenos mamíferos e pequenos lagartos.

Animal vivíparo, pode ter até 25 filhotes e, quando adulto, atingir o tamanho de aproximadamente 1,5 metro. Vive nos países da América do Sul, exceto Chile e Equador. No Brasil, está presente principalmente em áreas rochosas, nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Por conta do seu veneno, requer muita atenção dos seres humanos. (Da Redação, com informações do Zoo-DF)