Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Quem também estava com saudade da escola?

Alunos das escolas municipais de Sorocaba retornam às atividades presenciais

25 de Julho de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Nada de abraços, beijos ou cumprimentos: distanciamento social também precisa ser mantido nas brincadeiras.
Nada de abraços, beijos ou cumprimentos: distanciamento social também precisa ser mantido nas brincadeiras. (Crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (21/7/2021)

Depois de mais de um ano longe das salas de aula, os alunos da rede municipal de educação de Sorocaba completaram o retorno às atividades presenciais na última semana. Mas, diferente de como deixaram as escolas no ano passado, as crianças se depararam com um ambiente escolar um pouquinho diferente. Álcool em gel, cartazes, faixas e sinalizações marcavam os ambientes, que foram adaptados para seguir os protocolos sanitários de saúde e segurança preventivos à pandemia. Mas não foi isso que impediu os pequenos de matar a saudade da escola. Brincadeiras, aprendizados e diversão marcaram os primeiros dias de aula presencial.

E para acompanhar a volta dos alunos, o Cruzeirinho visitou a CEI-02 Profª Marina Grohmann, que fica na Vila Santana. Ao chegar a escola, era nítida a alegria das crianças, que estavam brincando e se divertindo no parquinho, mesmo com alguns brinquedos restritos aos alunos por conta da segurança. De máscara, os pequenos faziam as atividades nas salas de aula, cada um no seu devido lugar, sinalizado por um adesivo do coelho da Turma da Mônica. De acordo com os alunos, só é possível sentar no lugar sinalizado com o personagem. Ah, os abraços, beijos e cumprimentos também não são mais permitidos para que todos fiquem seguros e protegidos do coronavírus.

Mesmo com todos esses cuidados, os alunos ainda preferem voltar para a escola. Muitos deles estavam ansiosos para a retomada das aulas presenciais, como o Davi Augusto Onofre Monteiro, de 5 anos, que durante o caminho para a escola comemorou a volta às aulas. “Quando eu estava vindo falei que estava muito feliz”, conta. Na primeira semana de aula, Davi pôde conhecer a nova escola, fazer amigos e brincar bastante. “Antes, eu só fazia lição em casa. A gente ficou um tempão longe da escola por conta do coronavírus”, lamenta. Com a volta às aulas presenciais, o menino pretende aprender e se divertir muito. “Eu tô achando legal. Acho que todo mundo vai aproveitar bastante. Ainda bem que voltaram as aulas”, completa.

Davi Miguel Galera, 6 anos. - JÉSSICA NASCIMENTO (21/7/2021
Davi Miguel Galera, 6 anos. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (21/7/2021)

O Brian Henrique Fontes de Oliveira, de 5 anos, que está na mesma sala de Davi, conta que também estava com muitas saudades da escola. “Eu estava animado para vir para a escola. Dá para brincar e aprender”, completa ao dizer que suas brincadeiras favoritas são esconde-esconde e blocos de montar. Enquanto conversava com a equipe do Cruzeirinho, Brian criava diferentes objetos com os blocos de montar e explicava que cada criança precisa sentar na sinalização onde está o adesivo do coelhinho. “Não pode sentar perto do amigo”, frisa. Animado com o retorno para a escola, Brian diz que agora não vai perder nenhuma aula. “Não quero faltar nem um dia”.

Davi Augusto Onofre Monteiro, de 5 anos. - JÉSSICA NASCIMENTO (21/7/2021
Davi Augusto Onofre Monteiro, de 5 anos. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (21/7/2021)

O Davi Miguel Galera, de 6 anos, também gosta de frequentar as aulas na escola. “Eu tava com saudade. Eu não tava aguentando de jeito nenhum ficar em casa”. Todo animado, Davi conta que adora ficar brincando com os amigos, principalmente com os blocos de montar. “Ainda bem que voltaram as aulas”, comemora. A pequena Emanuelly Braga Theodoro, de 3 anos, também comemorou a volta às aulas. Isso porque ela adora brincar com as professoras, principalmente de massinha. Em poucos dias, Emanuelly já fez amigos e se divertiu bastante. “Eu estava com saudade”.

Emanuelly Braga Theodoro tem 3 anos. - JÉSSICA NASCIMENTO (21/7/2021
Emanuelly Braga Theodoro tem 3 anos. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (21/7/2021)

Volta às aulas foi gradativa conforme idades

Em Sorocaba, a retomada das aulas presenciais tem ocorrido de maneira escalonada na rede municipal. Isso quer dizer que a cada semana, uma nova turma volta para a escola. Na última segunda-feira (19), foi a vez dos estudantes do Ensino Fundamental anos iniciais (6 a 10 anos), Creche III (3 anos) e Pré-escola (4 e 5 anos) voltarem para a escola. De acordo com a Secretaria de Educação (Sedu), a retomada das aulas presenciais em toda a rede ocorre de forma híbrida e facultativa, com aulas presenciais com até 35% da capacidade de sala de aula, em esquema de revezamento, além do modelo remoto, por meio das Atividades Não Presenciais (ANPs), como uma opção para os pais ou responsáveis que assim preferirem.

Desde o dia 7 de junho, os alunos da rede municipal têm retomado as aulas no modelo presencial. Primeiro, os estudantes do Ensino Fundamental anos finais, com idades entre 11 e 14 anos, voltaram para a escola. Depois, no dia 14 de junho, foi a vez dos alunos pertencentes às escolas conveniadas e gestão compartilhada de Berçário, Creches l e ll, com idades de 0 a 2 anos. No dia 21 de junho, a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) retomou presencialmente. Logo depois, no dia 28 de junho, os alunos de Berçário, Creches l e ll, com idades de 0 a 2 anos, retornaram à modalidade presencial.

Desde então, conforme a Sedu, as unidades escolares seguem rigorosamente todos os protocolos sanitários de saúde e segurança preventivos à Covid-19. Entre as medidas, estão a demarcação de lugares e assentos, avisos informativos e de conscientização, distanciamento social, limitação da capacidade de ocupação, álcool em gel disponível e EPIs para alunos, professores e profissionais. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos