Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Vivi ou Fim-fim

25 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: VALDERLEI GALDINO DA SILVA / COAVES)

Nome popular: Vivi ou Fim-fim
Nome científico: Euphonia chlorotica (Linnaeus, 1766)

A vivi ou fim-fim é uma das aves mais comuns em quintais e praças de Sorocaba. Certamente você já deve tê-la ouvido cantando próximo à sua casa! A espécie existe em todo o Brasil, como em matas secas, cerrado, caatinga e também nas cidades.

Ela pode medir em torno de 9,5 centímetros de comprimento. O macho apresenta peito e ventre amarelados e o pescoço e o dorso negros, sendo que a cabeça possui uma coroa amarela. As fêmeas são esverdeadas no dorso, com ventre amarelo-claro.

Observe o bico dela! Ela se alimenta de frutos e insetos e, assim, ajuda as plantas, dispersando suas sementes por meio das fezes. É muito comum observá-la comendo as frutinhas das ervas-de-passarinho. Algumas dessas plantas possuem um fruto do qual a semente tem uma espécie de visgo e, para consumir o fruto, a ave aperta bastante até ele romper a casca e ingere apenas a polpa e a semente, deixando cair a casca.

A vivi possui uma modificação na sua anatomia, que está relacionada ao fato de ser uma grande ave frugívora (que se alimenta de frutos). Acreditam que ela não possui a moela (que é o estômago mecânico das aves) e seu papo é bastante atrofiado. Assim, quando engole um fruto inteiro, a semente passa direto por todo seu trato digestivo e sai nas fezes, intacta.

Tanto o macho, quanto a fêmea constroem um ninho esférico e com entrada lateral. A mamãe põe, geralmente, de dois a três ovos brancos com manchinhas amarronzadas e pode ter de duas a três ninhadas por temporada reprodutiva. Os filhotes nascem após 15 dias. Os pais alimentam os filhotes, colocando o alimento dentro de seus bicos.

Faça sua parte

Como falamos, a vivi é uma exímia consumidora de frutos e, dessa forma, pode contribuir para a dispersão de sementes de muitas espécies de plantas. Vamos mantê-la em nossa cidade, ampliando e mantendo as árvores frutíferas em quintais e praças.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema).