Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Suricato, mas pode me chamar de Timão

25 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Ele vive nos desertos da África, onde foi ambientado
Ele vive nos desertos da África, onde foi ambientado "O Rei Leão". (Crédito: DIVULGAÇÃO / DISNEY)

Você pode não saber o que é um suricato, mas com certeza conhece o Timão, aquele da dupla com o Pumba no filme “O Rei Leão”. Esse mamífero vive nas savanas e campos abertos de regiões semiáridas e desérticas de Angola, Botsuana, Namíbia e África do Sul, mede de 42,5 a 60 cm e pode pesar até 731 gramas. Os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas.

Apresenta uma pelagem que varia do amarelado ao acinzentado, com listras castanhas dispostas no dorso. Os pelos da face são esbranquiçados e geralmente mais escuros ao redor dos olhos. O corpo e a cauda são alongados e esguios.

O suricato vive em grupos que podem ter mais de 30 indivíduos divididos em clãs familiares menores e são muito organizados. Cada clã costuma ser composto por um casal reprodutor e sua prole, que compartilha as tarefas diárias de procurar alimento, limpar a toca, tomar conta dos filhotes e vigiar aos arredores para alertar sobre a presença de predadores. Estes vigilantes utilizam um complexo conjunto de vocalizações para diferenciar as ameaças que surgem para seus companheiros! (Da Redação, com informações do Zoo-DF)