Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Convite à imaginação: as férias em casa podem ser muito legais!

Com brincadeiras, jogos e leituras, o tempo livre pode ser bem aproveitado pelas crianças

18 de Julho de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Slime é uma geleca grudenta colorida que pode ser feita em casa.
Slime é uma geleca grudenta colorida que pode ser feita em casa. (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

As férias chegaram. E neste ano, mais uma vez, teremos que aproveitar o tempo livre no conforto do nosso lar. Por conta da pandemia, não será possível fazer grandes viagens, passear livremente pela cidade e nem explorar novos lugares. Mas isso não quer dizer que as férias precisam ser chatas e entediantes. Com brincadeiras, jogos, leituras e um pouco de imaginação dá para aproveitar e se divertir muito em casa durante as férias.

Os irmãos Lívia Santos Oliveira, de 9 anos, e Pedro Henrique Santos Oliveira, de 6 anos, são a prova disso. Em casa, os dois tem aproveitado o tempo livre para descansar, brincar, jogar bola, ler, jogar videogame, desenhar e assistir filmes. Matriculada no 4º ano do Ensino Fundamental 1, Lívia diz que também é divertido passar as férias em casa. “Não poder sair passear não é muito legal, porque eu queria ir no parquinho, no parque aquático, mas não pode por conta da pandemia. Então, estou fazendo coisas em casa, porque aí vou estar protegendo todo mundo”, afirma ao dizer que é possível se divertir em casa.

Os irmãos Lívia, de 9 anos, e Pedro Oliveira, de 6 anos. - ARQUIVO PESSOAL
Os irmãos Lívia, de 9 anos, e Pedro Oliveira, de 6 anos. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

E entre as brincadeiras favoritas nas férias, os irmãos destacam fazer slime, um tipo de geleca grudenta feita com cola branca e espuma de barbear. “Eu sempre faço em casa. E dá certo. É muito divertido”, conta Lívia. Além disso, os dois brincam com as pistas de carrinho e com bonecas. “Eu brinco com a minha irmã. É possível aproveitar as férias em casa. Também dá para brincar de pega-pega e esconde-esconde. Dá para inventar brincadeiras”, diz Pedro, que está no 1º ano do Ensino Fundamental 1. Os dois estão se divertindo tanto que os dias passam muito rápido. Tanto é que os dois já sentem falta da escola. “Quero voltar a estudar logo”, comenta Lívia.

Ideias para brincar em casa não faltam para o Davi Salun Castro Paes, de 6 anos, que está no 1º ano do Ensino Fundamental 1. O pequeno tem aproveitado o recesso escolar para passar o tempo com a família, descansar e se divertir. “Eu brinco de desenhar e também monto lego e quebra cabeça”, conta, ao dizer que gosta de brincar de esconde-esconde, andar de bicicleta e soltar pipa. Davi planejou várias brincadeiras para fazer durante as férias, incluindo jogar games de futebol com o irmão pelo computador. “Está sendo muito legal”.

Davi Paes, de 6 anos, passa as férias na chácara da vovó. - ARQUIVO PESSOAL
Davi Paes, de 6 anos, passa as férias na chácara da vovó. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Apesar de preferir viajar e passear nas férias, Davi sabe bem como aproveitar o tempo livre com a família em casa. “Eu vou na chácara da minha vó, que é bem grande, para passear um pouco. Tem balanço, piscina e campo pra jogar bola. Dá para aproveitar bastante. É o meu lugar preferido”. Muito estudioso, Davi não vê a hora de voltar para a escola. “Está sendo muito legal, mas eu prefiro ficar estudando”. Porém, ele diz que as férias também são importantes para descansar um pouquinho. “Eu volto para a escola mais animado”, reforça.

Isso porque uma das partes boas das férias escolares é poder descansar em casa, sem se preocupar com lições, aulas, provas, trabalhos e atividades para entregar. Durante o recesso escolar, a Thaís Campos Marinoni, de 9 anos, que está no 4º ano do Ensino Fundamental 1, aproveita para dormir até tarde e passar mais tempo com a família. “Eu gosto das férias, a minha parte favorita é poder dormir até tarde e poder brincar o dia todo”. E para aproveitar os dias de descanso, a pequena gosta de brincar com os amigos, andar de bike e jogar com o irmão.

Thaís Marinoni, de 9 anos, inventa novas brincadeiras. - ARQUIVO PESSOAL
Thaís Marinoni, de 9 anos, inventa novas brincadeiras. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Como na pandemia não dá para passear, Thaís viaja na imaginação e inventa novas brincadeiras. “É gostoso ficar em casa nas férias também, não é tão legal como viajar e passear, mas dá pra aproveitar. Eu uso a imaginação para fingir que os ambientes da minha casa são lugares diferentes”. Para matar a saudade das amigas da escola, a pequena instalou um aplicativo no computador para conversar com as colegas por chamadas de vídeo. “Não é igual pessoalmente, mas é legal que a gente pode ficar jogando juntas, além de conversar online”. Cheia de ideias, Thaís tem uma lista de brincadeiras para se divertir em casa, incluindo caça ao tesouro, futebol, jogos online, cartas, Uno e stop. “Também tenho um passatempo de ouvir músicas, dançar e cantar. O importante é se divertir”, finaliza.

Receita de Slime

Você já ouviu falar em slime? Aposto que já! Sabia que essa geleca grudenta tão querida pelas crianças pode ser feita em casa? A produção da geleca é bem divertida. A parte mais legal é que as crianças podem fazer em casa, com a ajuda de um adulto. Para isso, você só precisa de alguns ingredientes e, depois, colocar a mão na massa. Que tal fazer um slime nessas férias? Confira a receita:

Ingredientes

1 xícara de cola branca
1 xícara de espuma de barbear
1 colher (sobremesa) de bórax líquido
1 colher (sobremesa) de hidratante corporal
Corante comestível da sua escolha
Glitter para decorar
1 colher
1 tigela grande
Potinhos de plástico para guardar o slime pronto

Modo de Preparo

Em uma tigela, misture a cola com a espuma de barbear. Depois, acrescente o hidratante, o corante e o bórax. Misture bem. Tem que misturar bem mesmo. O slime fica pronto quando desgrudar do recipiente. Enquanto isso não acontece, vá pingando mais bórax com cuidado para não endurecer, se for demais. Quando desgrudar da tigela, você pode continuar misturando com as mãos. Quando começar a desgrudar da mão, o slime está pronto. Aí é só decorar como quiser. Depois de brincar, não esqueça de guardar nos potinhos. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos