Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 31 anos

Há mais de três décadas, crianças e adolescentes brasileiros são protegidos por lei

18 de Julho de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Nicolly Vitória Mirele Silva, de 10 anos.
Nicolly Vitória Mirele Silva, de 10 anos. (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

As crianças têm direito a um montão de coisas. Foi pensando nisso que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi criado no Brasil. Sancionado em 13 de julho de 1990, o ECA comemora aniversário de 31 anos em 2021. Isso significa que há mais de três décadas todas as crianças e adolescentes brasileiros são protegidos por lei. Você sabia disso? Para aprender um pouco mais sobre esses direitos, as crianças e adolescentes assistidos pela Pastoral do Menor (Pamen) de Sorocaba realizaram várias atividades on-line e presenciais voltadas ao tema.

Desenhos, fotos, vídeos, redações, pinturas, confecções de brinquedos e muita diversão fizeram parte da programação. Ao longo de duas semanas, mais de 1.100 crianças e adolescentes de 11 bairros atendidos pela entidade participaram do projeto “Férias na Pamen -- Brincadeiras ao redor do mundo”, que visa ampliar o repertório de jogos e brincadeiras e estimular a criatividade e a imaginação. Durante as atividades, os pequenos também aprenderam brincando sobre seus direitos, como à vida, saúde, educação, cultura, esporte, lazer e proteção ao trabalho.

Lorena Gabriele Melo Santos, 8 anos. - ARQUIVO PESSOAL
Lorena Gabriele Melo Santos, 8 anos. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Agora, a Lorena Gabriele Melo Santos, de 8 anos, que está 2º ano do Ensino Fundamental 1, sabe sobre todos esses direitos e transformou o aprendizado em desenhos e vídeos. Segundo ela, todas as crianças e adolescentes precisam saber dos seus direitos desde pequenos. “Eu aprendi que tem que dar mais valor para as crianças e adolescentes. Os adultos precisam prestar mais atenção nas crianças, porque elas são muito importantes”, destaca ao dizer que as crianças não podem trabalhar. “Criança não trabalha, só o papai e a mamãe”.

Assim como Lorena, a Nicolly Vitória Mirele Silva, de 10 anos, fez desenhos e vídeos sobre o que aprendeu. Matriculada no 5º ano do Ensino Fundamental 1, a menina conta que gostou muito de aprender sobre o tema. “É importante saber disso. Assim, as crianças conseguem ver o mundo de uma forma diferente. O ECA já virou uma lei, as crianças precisam procurar ajuda para ter os seus direitos”, reforça ao dizer que todas as crianças e adolescentes deveriam ser protegidos. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos