Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Pica-pau-do-campo

18 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O pica-pau pode bater forte o bico na madeira, sem ter uma única dor de cabeça!
O pica-pau pode bater forte o bico na madeira, sem ter uma única dor de cabeça! (Crédito: ALEXANDRE FRANCHIN / COAVES)

Nome popular: Pica-pau-do-campo
Nome científico: Colaptes campestris (Vieillot, 1818)

Ele também é conhecido como Chanchã, em razão do seu canto enquanto faz vaivém no ar com seu voo acrobático! Você sabe de quem estamos falando? É do pica-pau-do-campo, uma das espécies de pica-pau mais comuns do Brasil.

Ele pode medir cerca de 30 centímetros de comprimento e apresenta os lados da cabeça e do pescoço na cor amarela. A barriga é toda barrada e o peito, alto da cabeça e a nuca são negros, assim como o bico e as “pernas”. Vive em ambientes abertos com árvores, como os cerrados e matas secas, mas também é comum nas cidades, principalmente em áreas com gramado ou próximo a áreas rurais.

O pica-pau se alimenta de insetos, principalmente formigas e cupins. Com seu bico, costuma cavar a casca das árvores em busca de larvas de insetos. Você sabia que ele possui uma secreção (tipo saliva) de uma glândula localizada no bico (mandíbula) que serve como uma cola para que a língua dele funcione como uma vara ‘grudenta‘? Quando ele coloca a língua no buraco, ela sai com os insetos presos a ela.

O nome “pica-pau” está relacionado ao fato dele bater com seu bico nas árvores como se fosse uma picareta. Para isso, ele possui uma adaptação no crânio (cabeça) que permite que ele bata forte o bico na madeira, sem que tenha uma única dor de cabeça! O pica-pau também bate o bico no tronco das árvores para se comunicar e demarcar território e o som emitido chamamos de tamborilar.

Já o termo “Chanchã” origina-se nas pessoas mais antigas que davam esse nome àqueles que falavam muito diziam para as crianças tagarelas: “Menino (a), você comeu língua de Chanchã”?

Seu ninho é elaborado, preferindo fazer buracos em barrancos que se inclinam para o solo, o que ajuda a evitar a chuva e permite maior proteção da entrada. Pode fazer mais de uma entrada do tamanho do seu corpo, não permitindo, assim, que predadores e outras aves entrem. Põe de quatro a cinco ovos brancos e o casal faz a incubação e alimenta os filhotes.

Faça sua parte

Assim como outras aves insetívoras (que se alimentam predominantemente de insetos), o pica-pau é importante no controle de insetos, que podem se tornar pragas em plantações ou nas cidades. Assim, ajude a manter e a ampliar as árvores da nossa cidade, para oferecermos abrigo e alimentos para essa ave!

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema).