Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

Você já viu um Girafoelho?

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

18 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Aqui em casa temos dois grandes fãs de J.R.R.Tolkien. Meu marido e meu filho assistem “Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” dia sim, dia não. Imaginem que, só de acompanhar de longe, ouvindo a TV ligada enquanto eu passo pela sala, eu já decorei todas as falas. Consigo dublar tranquilamente cada filme, com reticências e vírgulas no lugar. E vamos combinar, são muitas reviravoltas. Uma riqueza de detalhes e situações que só muita imaginação daria conta de produzir. Não é à toa que esse autor é considerado o “pai” da literatura fantástica.

John Ronald Reuel Tolkien nasceu na África do Sul, mas se mudou para a Inglaterra ainda criança e desde sempre foi fascinado pela linguística, tanto que se tornou professor universitário, um dos maiores especialistas no assunto.

Tolkien tinha quatro filhos e foi para eles que escreveu “Sr. Boaventura”.Uma mistura de seus mais fantásticos devaneios e sua empolgante imaginação.

Sr. Boaventura, o personagem principal, é um sujeito sistemático, que gosta de usar chapéus altos e está acostumado a uma vida pacata na companhia de Girafoelho (sim, uma mistura de girafa e coelho), seu esquisito bicho de estimação, que quase só acorda para comer. Um dia, Sr. Boaventura decide comprar um carro e visitar seus amigos, os Broncos. A partir de então ele envolve seus amigos e conhecidos em grandes enrascadas.

É um título mais voltado às crianças pequenas, onde se reconhece alguns traços típicos do autor, trazendo muitas situações inusitadas com seu extraordinário jeito de contar histórias. Com certeza, uma leitura que renderá boas risadas nas crianças e adultos.

“Sr. Boaventura” é publicado pela Editora HarperKids e traduzido por Cristina Casagrande.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.