Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

A meditação traz muitos benefícios para o corpo e também para a mente

Exercício que desenvolve concentração, foco e atenção pode ser praticado por crianças

11 de Julho de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Alunos do Objetivo Sorocaba Centro participam de aulas de meditação uma vez por semana, desde o ano passado.
Alunos do Objetivo Sorocaba Centro participam de aulas de meditação uma vez por semana, desde o ano passado. (Crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (7/7/2021))

Em um mundo cada vez mais acelerado, às vezes, tudo que precisamos é dar uma pausa e descansar. Mas isso não vale só para o corpo. Também precisamos descansar a mente. Sabia disso? Uma das formas de atingir esse objetivo é com a meditação. E a parte mais legal é que as crianças também podem meditar. Mas, afinal, o que é a meditação? Nesta edição do Cruzeirinho, você vai aprender tudo sobre esse exercício milenar que traz muitos benefícios para o corpo e também para a mente.

Olhinhos fechados, pernas cruzadas e dedos juntinhos. É assim que os alunos do Objetivo Sorocaba Centro se preparam para a aula de meditação, que acontece uma vez por semana desde o ano passado. Crianças a partir de 3 ou 4 anos já participam das aulas, ministradas pela professora de yoga e meditação Nicole Duarte Fontes Lima. Com brincadeiras, música, contação de histórias, exercícios de respiração, yoga e muita concentração, os pequenos conseguem “desacelerar”, refletir e relaxar ao mesmo tempo em que se divertem.

A música é a melhor parte para a Maria Clara. - JÉSSICA NASCIMENTO (7/7/2021)
A música é a melhor parte para a Maria Clara. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (7/7/2021))

Não é a toa que essa é uma das atividades preferidas na escola. Foi o que o Cruzeirinho descobriu depois de conversar com alguns alunos do 1º ano do Ensino Fundamental 1. Todos adoram participar das aulas, sem exceção. Inclusive, a Maria Clara Santos Machado, de 6 anos, acredita que a meditação faz bem para todo mundo, até para as crianças. Isso porque ela fica muito relaxada depois das aulas. “Eu gosto muito dessa aula. É bem divertida. Minha parte preferida é quando a gente escuta música. A professora tem uma flauta transversal e um sino tibetano. A música é bem tranquila”, afirma.

Emanuelle relaxa tanto que até já dormiu na cadeirinha. - JÉSSICA NASCIMENTO (7/7/2021)
Emanuelle relaxa tanto que até já dormiu na cadeirinha. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (7/7/2021))

Em uma parte da aula, a Emanuelle Sanches Watanabe, de 6 anos, conta que os alunos deitam em uma cadeirinha azul, que tem uma almofadinha bem macia, para ouvir a música da flauta e o toque do sino, enquanto respiram fundo. Inclusive, essa é a parte preferida de Emanuelle. “De tão gostoso que é eu até já dormi na cadeirinha. Fico relaxada”, conta. Em outro momento, conta, as crianças sentam e dizem as vogais enquanto expiram. A pequena acredita que essa aula é bem importante para as crianças. “Deixa a gente relaxado, voltamos para casa bem leve”, ressalta ao dizer que se sente diferente depois da aula. “Eu começo cansada e quando termina eu fico bem relaxada”.

Eduardo se sente bem melhor após as aulas de meditação. - JÉSSICA NASCIMENTO (7/7/2021)
Eduardo se sente bem melhor após as aulas de meditação. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (7/7/2021))

Isso porque a aula de meditação é bem diferente das aulas normais. É o que diz o Eduardo Render Silva, de 6 anos. “É muito legal. A gente senta, deita, ouve músicas. A gente relaxa. E no final da aula a gente brinca. Eu gosto muito”, conta ao confessar que também já quase dormiu durante o exercício. E depois de fazer todas as atividades da aula, Eduardo se sente bem melhor. “É bem gostoso. Eu não falto dessa aula”.

Antonella acredita que todas as crianças deveriam meditar. - JÉSSICA NASCIMENTO (7/7/2021)
Antonella acredita que todas as crianças deveriam meditar. (crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (7/7/2021))

Assim como os amigos, a Antonella Lorinte Barrio de Souza, de 6 anos, também não perde por nada a hora de meditar no colégio. “Você se sente bem relaxado e feliz. É bem legal e interessante”. Para ela, a melhor parte é quando a professora toca as músicas. “Tem a flauta e o sino. O som é muito tranquilo e te deixa muito concentrado. As cadeirinhas também são bem macias”. Apaixonada pelas aulas, Antonella medita até em casa. “Me alongo, estico os braços, respiro fundo. É bem legal”. A pequena acredita que todas as crianças deveriam meditar. “A gente fica muito tranquilo e bastante concentrado”.

O que é a meditação?

A meditação é um exercício que desenvolve a nossa capacidade de se concentrar, focar e desenvolver atenção. É o que explica a professora de yoga e meditação, Nicole Duarte Fontes Lima. Segundo a professora, esse exercício existe há 5 mil anos. A meditação também é vista como uma ferramenta para o autoconhecimento, já que com a prática desse exercício podemos aprender a lidar com a natureza dos pensamentos e das emoções.

“A meditação é um exercício para que a gente aprenda a estar no momento presente. Precisamos brincar estando brincando e estudar estando estudando. A criança capta tudo, o que ela ouve, o que ela vê, o que ela lê. Em uma sociedade com tantas informações rápidas, ela fica muito estimulada. E com a meditação, ela aprende a estar presente naquilo que vai fazer”, aponta.

Para as crianças, e também para os adultos, meditar traz muitos benefícios, destaca Nicole. Entre eles, a professora destaca o relaxamento, a redução dos níveis de ansiedade, a melhora na qualidade do sono e a conexão com o mundo interior. “A pessoa se conhece, começa a prestar atenção em como estão seus pensamentos, sentimentos”.

O resultado da prática também traz reflexos diretos no ambiente escolar, com a melhora da capacidade de atenção, foco e concentração, desenvolvimento de habilidades criativas, lógicas e práticas, além do aumento da memorização e assimilação do conhecimento. Uau! Quanta coisa positiva, não é mesmo? Resumindo, Nicole destaca que “meditação é entrar em contato com você, é autoconhecimento, paz interior”.

Dica de relaxamento

Uma dica para as crianças que querem começar a praticar a meditação, e saber o quanto é fácil, é começar com a meditação consciente. É o que recomenda a professora de yoga e meditação, Nicole Duarte Fontes Lima. Para isso, você precisa estar em um lugar silencioso. Primeiro, você coloca a mão na barriga, como se a sua barriga fosse uma bexiga. Depois, é só respirar. O ar entra pelo nariz, como se estivesse sentindo o perfume de uma flor muito cheirosa, e então você expira, como se estivesse assoprando uma vela, esvaziando todo o ar de dentro dos pulmões. Gostou? Agora é só repetir esse processo por cinco, dez vezes. Como você está se sentindo? Está mais relaxado? Pronto, você está meditando.

Lição do Silêncio

Com todos os benefícios, os exercícios de meditação e relaxamento para crianças estão chegando aos poucos nas escolas, tanto particulares como públicas. Em Sorocaba, um projeto pioneiro ensina os primeiros passos da meditação para os alunos da rede municipal. Chamado Lição do Silêncio, o projeto voluntário é aplicado nas escolas municipais há mais de 20 anos, com coordenação do filósofo Noel de Carvalho Filho, especializado em filosofia clínica. Uma vez por semana, os alunos do CEI 13 Aluísio de Almeida, situado no bairro Brigadeiro Tobias, participavam da atividade, que precisou ser interrompida por conta da pandemia de Covid-19. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos