Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Anu-preto

11 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Na reprodução, os anus-pretos têm um comportamento muito interessante, chamado de ajudantes de ninhos.
Na reprodução, os anus-pretos têm um comportamento muito interessante, chamado de ajudantes de ninhos. (Crédito: MÁRCIO DE CAMARGO ROSA / COAVES)

Nome popular: Anu-preto
Nome científico: Crotophaga ani (Linnaeus, 1758)

Certamente você já viu esse grande pássaro sobrevoando quintais, jardins ou hortas perto da sua casa! Trata-se do Anu-preto, uma ave bem característica por possuir coloração totalmente negra e bico forte e curvo, formando uma espécie de protuberância, como se parecesse um grande “narigão”. Sua cauda é longa, bem visível quando ele voa. É uma espécie de porte médio, com aproximadamente 36 centímetros de comprimento.

Você sabia que o Anu-preto possui mais de uma dúzia de cantos (vocalizações) diferentes? Ele tem dois piados para emitir um alarme. Um deles é um grito, depois do qual todos os indivíduos do bando se empoleiram em lugares bem visíveis e o outro é emitido quando um gavião se aproxima e, imediatamente após ser emitido, todo o bando corre para se esconder entre as árvores.

Como já deve ter percebido, ele forma grandes bandos e possui um comportamento social bastante eficiente. Um exemplo disso, é que ele procura alimento fazendo uma varredura, onde um dos indivíduos fica em vigia (que chamamos de sentinela) contra algum possível predador. Outro fato interessante é que, para se aquecerem durante a noite, ficam empoleirados de tal modo que ficam bem juntinhos uns dos outros.

  - ALEXANDRE G. FRANCHIN / COAVES
(crédito: ALEXANDRE G. FRANCHIN / COAVES)

É uma ave comum. Ocorre em todo o Brasil, em bordas de mata, vegetações secas, áreas abertas e em cidades. Sua dieta inclui insetos, como grilos e gafanhotos, além de cupins e formigas em revoadas. Também pode comer aranhas, além de lagartas e pequenos vertebrados, como lagartixas e camundongos. Pode pescar em águas rasas e, periodicamente, come frutas, coquinhos e sementes, principalmente quando há escassez de alimento.

Quando está na época de reprodução, os Anus-pretos têm um comportamento muito interessante, chamado de ajudantes de ninhos. É um comportamento cooperativo, com ninhos coletivos que podem reunir até 50 ovos. Apenas uma parte desses ovos, que foram postos por várias fêmeas, chega a vingar. O macho leva alimento para a fêmea no ninho.

Faça sua parte

O Anu-preto realiza o controle da população de suas presas, como insetos e outros pequenos artrópodes, ajudando, assim, a manter o equilíbrio desses animais na natureza, além de contribuir no controle de pragas, a exemplo de gafanhotos, formigas e roedores em nossa cidade. Por isso, é muito importante conservarmos a “casa” dele, que são as bordas de matas, vegetações secas, áreas abertas e, também, na cidade, onde essa ave vive e se alimenta.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema)

Galeria

Confira a galeria de fotos