Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Ouriço não lança espinhos em ninguém

11 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Os espinhos são, na verdade, uma proteção para o caso de algum predador abocanhá-lo.
Os espinhos são, na verdade, uma proteção para o caso de algum predador abocanhá-lo. (Crédito: DIVULGAÇÃO/IPEVS / RAFAEL HADDAD)

O Ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis) é um roedor que mede cerca de 50 cm e pode pesar até 1 kg. Seu corpo é coberto por espinhos que se estendem da cabeça até a metade da cauda, que atua como um quinto membro, ajudando-o a escalar. Possui garras fortes nos membros e a coloração da pelagem varia do acinzentado ao amarelado.

Vive em florestas tropicais, manguezais e bosques de quase todo o Brasil, com exceção dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É também encontrado na Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago, Guiana Francesa, Guiana, Suriname e Venezuela, até os 1.500 metros de altitude. A fêmea tem gestação de 70 dias, nascendo um filhote.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, nenhuma espécie de ouriço tem a capacidade de lançar espinhos para se defender. O que este animal faz quando sente-se ameaçado, é apenas eriçar seus espinhos e curvar o corpo de forma a tentar proteger a cabeça e membros. Estes espinhos soltam facilmente, e caso algum predador pegue o ouriço, ficará com as patas ou boca espetadas e com espinhos. (Com informações do Zoo-DF)