Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Saracura-do-mato

04 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Por ser arisca, essa ave é difícil de ser vista, sendo bem mais fácil ouvir o seu canto, que é bem alto.
Por ser arisca, essa ave é difícil de ser vista, sendo bem mais fácil ouvir o seu canto, que é bem alto. (Crédito: MÁRCIO DE CAMARGO ROSA / COAVES)

Nome popular: Saracura-do-mato
Nome científico: Aramides saracura

Você sabia que a Saracura-do-mato é uma ave que embora saiba voar, pouco voa? Ela é uma boa corredora e passa uma grande parte do tempo no chão, escondendo-se entre os arbustos e, em alguns parques urbanos, como o Parque da Água Vermelha, ela já está acostumada com a presença das pessoas. No entanto, por ser arisca, é difícil de ser vista, sendo bem mais fácil ouvir o seu canto, que é bem alto e monótono, como se fosse um “kua-kua-kua”.

A Saracura-do-mato pode medir entre 34 e 37 centímetros de comprimento e pesar cerca de 550 gramas. Possui os olhos com um vermelho brilhante e apresenta a coloração cinza na barriga e no pescoço. É escura na parte anterior das costas e tem bico longo e esverdeado. Suas pernas vermelhas são longas e finas e, por isso, as pessoas que têm perna fina (canela) são chamadas de “perna de saracura”!

Observe o bico dela. O que será que ela come? (Vale lembrar que essa ave vive em áreas de matas alagadas e brejos, além de áreas abertas próximas à água). E aí, adivinhou como é sua alimentação? A Saracura-do-mato gosta de ovos de anfíbios, pequenos anfíbios, insetos, moluscos, minhocas e, inclusive, ovos de outras aves!

Esse pássaro é encontrado na região Sudeste do Brasil, chegando à Argentina e Paraguai. O pai e a mãe cuidam juntos dos filhotes que, já ao nascerem, estão aptos a segui-los, embora necessitem de ajuda para se alimentar. Podemos observar a família reunida (pais e filhotes), principalmente durante os meses de primavera e verão.

Faça a sua parte: É muito importante que a Saracura-do-mato tenha um lugar para morar. Assim, essa ave precisa da nossa ajuda! É importante conservarmos a “casa” dela, que são as áreas alagadas e as matas ciliares que protegem os lagos, rios e córregos da nossa cidade, onde essa ave vive e se alimenta.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema)