Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Festas juninas são adaptadas aos tempos de isolamento social

Comemorações estão ocorrendo de diversas formas, em casa mesmo e até com colegas de escola por chamadas de vídeo

27 de Junho de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
A tradicional festa de São João é muito esperada pelas crianças e também pelos adultos.
A tradicional festa de São João é muito esperada pelas crianças e também pelos adultos. (Crédito: OLIVIA GONZALEZ / PIXABAY)

Bandeirinhas, fogueira, quadrilha e muitos quitutes. Sabe do que estamos falando? Se você pensou em festa junina, acertou na mosca! A tradicional festa de São João, muito esperada pelas crianças e também pelos adultos, mais uma vez não passou em branco em meio à pandemia do coronavírus. Isso porque as festas juninas, realizadas entre os meses de junho e julho no Brasil, se adaptaram aos tempos de isolamento social e estão sendo realizadas de diversas formas, desde as celebrações feitas em casa até as chamadas de vídeo. E o melhor, tudo a caráter.

Gêmeos planejam um dia inteiro de programação

Com as medidas de distanciamento social, a festa junina ganhou um novo formato: o virtual. Os irmãos gêmeos Lucas e Miguel de Carvalho Pereira, de 8 anos, matriculados no 3º ano do ensino fundamental 1, resolveram aproveitar a festa junina virtual da escola para organizar um dia inteiro com programação junina.

De manhã, os dois iriam participar da festa on-line do Colégio Politécnico. E na parte da tarde, o plano era fazer uma festança em casa, com brincadeiras, comidas e muita decoração. Ansiosos, os dois estavam contando os dias para a chegada da festa, que seria realizada na última sexta-feira (25). Como os irmãos falaram com a reportagem na terça-feira, dia 22, ainda havia grande expectativa. “Eu tô muito empolgado”, confessou Miguel. Sobre a festa da escola, ele contou que todos os dias a professora estava exibindo um vídeo na aula on-line com a contagem regressiva para o evento. “Tô bem animado, acho que vai ser bem divertido”, acreditava Lucas.

Além da festa com os colegas da escola, Miguel e Lucas comemoraram também com a família. - ACERVO PESSOAL
Além da festa com os colegas da escola, Miguel e Lucas comemoraram também com a família. (crédito: ACERVO PESSOAL)

Para que a festa junina em casa fosse um sucesso, os irmãos planejaram tudo com antecedência. Quando a entrevista para esta matéria foi realizada, os pequenos já sabiam tudo o que seria necessário para montar uma festa incrível e divertida. “Vamos colar nossos desenhos nas paredes e pendurar bandeirinhas pela casa toda. Vamos vestir roupas xadrez e chapéu de palha. E também vamos pegar um balde e fazer bolinhas de papel para brincarmos de boca do palhaço”, contaram. E para completar a programação, o Lucas ficou encarregado de ser o DJ, organizando uma playlist com muitas músicas de festa junina. É claro que não poderia faltar comida, né? No cardápio, Lucas e Miguel incluíram canjica, pipoca, bolo de milho, milho cozido na manteiga e doces de amendoim.

A parte mais divertida é que toda a família poderia participar, não pessoalmente, mas de forma on-line. “Vai ser o dia todo de festa junina, só com os nossos pais. Mas também vamos fazer chamadas de vídeo para outros familiares, como para os avôs, avós, tios, primos e até para a bisa”, planejavam.

Talvez os irmãos tenham até organizado uma quadrilha on-line com toda a família. Os dois pretendiam aproveitar ao máximo a festança. “Eu não tenho o poder de prever o futuro, mas acho que vai ser legal”, afirma Lucas. Sem dúvida, foi diversão garantida.

Um cardápio recheado de gostosuras

Marina comemorou bastante com a família. "Essa foi a primeira festa junina que minha priminha Alice participou", conta. - ACERVO PESSOAL
Marina comemorou bastante com a família. "Essa foi a primeira festa junina que minha priminha Alice participou", conta. (crédito: ACERVO PESSOAL)

Você já pensou em fazer uma festa junina dentro de casa? A família da Marina do Prado, de 9 anos, que está no 4º ano do ensino fundamental 1, mostrou na prática que essa é uma alternativa possível para comemorar o Dia de São João. Pelo segundo ano consecutivo, Marina e sua mãe organizaram uma linda festa junina. Desta vez, inclusive, foi dentro do apartamento, com direito a decoração, bandeirinhas, trajes juninos e muitas comidas típicas. Até porque, segundo Marina, em festa junina não pode faltar comida. “A comilança é a melhor parte”, afirma.

A noite típica na casa de Marina, que aconteceu no último fim de semana, contou com um cardápio recheado de gostosuras, como bolo, milho cozido, pipoca e cachorro quente. “Eu achei legal fazer a festa em casa, porque a gente não passa frio. Deu pra matar a saudade das festas juninas. Foi muito legal, comemorei bastante com a minha família. Essa foi a primeira festa junina que minha priminha Alice participou”, comenta.

  - Arquivo Pessoal
(crédito: Arquivo Pessoal)

Apesar de ter gostado de comemorar em casa, Marina ainda prefere as festas ao ar livre, com dança, música e shows. “Eu adoro festa junina, é uma das minhas datas favoritas.”

Neste ano, para Marina ficou faltando só a quadrilha. “Não teve, porque a casa é pequena. Mas deu para me divertir.”

Origem da data

As festas juninas são comemoradas em junho com muitos fogos de artifício, fogueiras, bailes, músicas e comidas típicas. Celebradas em todas as regiões do País, especialmente no Nordeste, essas festas foram trazidas ao Brasil por influência dos portugueses no século 16. No início, a festividade era ligada a questões religiosas, em homenagem a santos como São João, Santo Antônio e São Pedro. Com o passar do tempo e o crescimento das cidades, foram se modificando, perdendo, aos poucos, o caráter religioso, mas ainda mantendo a simplicidade e a alegria do povo brasileiro. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos