Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Gavião-carijó

27 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A ave possui a ponta do bico negra e a base amarelada, já a cauda tem listras negras.
A ave possui a ponta do bico negra e a base amarelada, já a cauda tem listras negras. (Crédito: VANDERLEI GALDINO DA SILVA / COAVES)

Nome popular: Gavião-carijó
Nome científico: Rupornis magnirostris (Gmelin, 1788)

Você sabia que o Gavião-carijó é um dos mais comuns em todo o Brasil? Pode pesar entre 250 e 350 gramas e medir de 31 a 41 centímetros de comprimento, sendo as fêmeas maiores que os machos.

Possui a ponta do bico negra e a base amarelada. Os pés são amarelos com as garras escuras. Sua cabeça e as asas são marrons, que vão ficando cinza à medida que a ave cresce. O peito é ferrugíneo e a barriga branca com listras finas ferrugíneas (formando um padrão carijó). A cauda tem duas listras negras bem visíveis na ponta. Quando visto voando, é possível observar que suas asas são largas e, por baixo, a cor delas é bege estriado com finas listras escuras.

Assim como a maioria dos gaviões, os adultos e os jovens são bem diferentes e, no caso do Gavião-carijó, os jovens podem ser confundidos com vários outros gaviões, pois apresentam a coloração marrom-carijó e aparência bem mais estriada no padrão das listras.

É um gavião comum em cidades brasileiras. Seu nome em inglês é Roadside Hawk, que quer dizer Gavião-de-beira-de-estradas, mostrando como ele está bem próximo da gente! Pode ser encontrado também em áreas abertas, como campos e bordas de mata.

Os jovens apresentam a aparência bem mais estriada no padrão das listras. - MÁRCIO DE CAMARGO ROSA / COAVES
Os jovens apresentam a aparência bem mais estriada no padrão das listras. (crédito: MÁRCIO DE CAMARGO ROSA / COAVES)

É carnívoro e alimenta-se, principalmente, de outras aves, cobras e lagartos, mas pode incluir artrópodes, como os grandes insetos, em sua dieta. No Brasil, também é conhecido por Gavião-pega-pinto, pois costuma predar (se alimentar) pintinhos em galinheiros.

O Gavião-carijó constrói o ninho com cerca de meio metro de diâmetro, feito de gravetos forrados com folhas, geralmente no topo de árvores grandes. Põe dois ovos manchados que são chocados pela fêmea e demoram, aproximadamente, 30 dias para sair do ninho. A fêmea é alimentada pelo macho enquanto está chocando. Quando estão reproduzindo, ficam mais agressivos e podem até atacar as pessoas que passam perto do ninho.

É comum observar o casal de Gaviões-carijós voando juntos, fazendo movimentos circulares enquanto cantam um estridente “pi...nhé” em dueto.

Faça sua parte: Os gaviões são predadores e possuem importante papel na cadeia alimentar, pois fazem o controle das populações de suas presas, que, muitas vezes, podem ser consideradas como pragas. Assim, manter esses animais em nossa cidade, sem maltratá-los ou destruir seus ninhos, pode contribuir para o controle de pragas urbanas, como ratos, filhotes de pombo, dentre outros.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema).

Galeria

Confira a galeria de fotos